Notícias

Governo digitaliza pagamento da inscrição do Concurso Nacional Unificado com uso do PagTesouro

Ferramenta já é utilizado por universidades, autarquias e ministérios para arrecadar valores referentes a inscrições, emissão de documentos e outros serviços públicos

Por Agência O Globo - 10/07/2025
Governo digitaliza pagamento da inscrição do Concurso Nacional Unificado com uso do PagTesouro
(Foto: )

Com expectativa de receber entre 1,5 milhão e 2 milhões de inscrições, a taxa da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) poderá ser paga de forma totalmente eletrônica, por meio do PagTesouro, uma plataforma de pagamentos desenvolvida pelo Tesouro Nacional.

Fraude no INSS:

CNU 2025:

Além do CNU, a ferramenta já é utilizado por universidades, autarquias e ministérios para arrecadar valores referentes a inscrições, emissão de documentos e outros serviços públicos.

Desde o lançamento, mais de 38 milhões de operações foram processadas pela plataforma, movimentando mais de R$ 7 bilhões de forma digital. Segundo o Tesouro Nacional, o modelo representa economia para o governo e mais comodidade para o cidadão.

O PagTesouro permite utilização de meio pagamentos como Pix e cartão de crédito, o que elimina a necessidade de deslocamento a agências bancárias e reduz a burocracia. Além disso, vem substituindo gradualmente a tradicional Guia de Recolhimento da União (GRU), ao modernizar o modo como cidadãos e empresas recolhem taxas, tarifas e outras receitas à União.

— O PagTesouro está na vanguarda dos meios de pagamentos digitais e facilita a jornada digital do cidadão. Ao escolher a forma de pagamento via Pix, os recursos são repassados diretamente à Conta Única do Tesouro Nacional, sem intermediação bancária, trazendo eficiência ao processo e reduzindo os custos de arrecadação — afirma Roberta Moreira, coordenadora-geral da Coordenação-Geral de Planejamento e Programação Financeira (Cofin).