Notícias
Jaé: Prefeitura do Rio anuncia super posto na Zona Sul após mais um dia de aglomerações em Botafogo
Nova unidade será inaugurada na Gávea na próxima sexta-feira (11)

A anuncia mais uma unidade de atendimento do Jaé na Zona Sul, agora um super posto na Gávea, que passa a funcionar na sexta-feira, dia 11. O anúncio veio após , única unidade para atender a região até o momento. No segundo dia útil do uso obrigatório do bilhete, centenas de usuários de diversas partes do estado, na maioria idosos, enfrentam mais de duas horas de espera para receber atendimento na Rua Dona Mariana. Este é o caso de Valdelicy Lima, de 73 anos, moradora de Xerém.
— Sou diarista e estou perdendo um dia de trabalho para estar aqui. Moro em Xerém, não é fácil o deslocamento, só que me incomoda mais eu ter feito o caminho de casa até aqui mais rápido do que dessa cadeira até o atendimento — desabafou a diarista.
Crime organizado:
Em ano de eleição:
Na espera por atendimento há mais de três horas, Valdelicy revela que a fila se tornou a única opção para obter o benefício. De acordo com ela, embora saiba da possibilidade de fazer o cadastro online, ela não sabe utilizar a tecnologia. Portanto, o atendimento presencial é inevitável.
— Disseram que eu poderia fazer online. A prefeitura até está sugerindo isso, mas eu não sei usar essas tecnologias e como eu, muitos idosos não sabem. Parece que ninguém pensou que existe esse público morando no Rio. Um descaso — compartilhou.
Embora esteja sentada em uma cadeira de plástico oferecida no posto de atendimento, Valdelicy enfrenta outras dificuldades. De acordo com ela, como não esperava aguardar tanto tempo, não preparou lanches, e a fome chegou antes do Jaé. Além disso, ir até o banheiro também se demonstrou custoso. Com apenas um banheiro para homens e mulheres, uma longa fila se formou para o uso.
— Estou tonta de fome. Não preparei nada e eles não distribuem também. Além disso, tem um banheiro para homens e mulheres, sendo que somos idosos. Demoramos mais para fazer nossas coisas. Está um horror — completou.
Olha o casaco!
Sentada há poucos metros do atendimento, Caroline Mariana também reclama do atraso. A moradora de Nilópolis, na Baixada Fluminense, tenta pela segunda vez realizar a retirada do Jaé. A última tinha sido na semana anterior.
— Eu solicitei meu cartão via online, então eu só preciso receber. Vim aqui quarta-feira passada e fui embora sem ele, agora estou quase perdendo meu horário e nada — disse Caroline.
A funcionária administrativa contou que trabalha no bairro de Botafogo, por isso, utilizou o horário do almoço para tentar a retirada do benefício. Com a longa fila, o jeito vai ser voltar uma terceira vez.
Novo posto de atendimento na Zona Sul
Até as 15h desta quarta-feira, aproximadamente 800 atendimentos foram realizados no posto de Botafogo. Cerca de 73% voltados para o atendimento prioritário para pessoas acima de 65 anos.
Segundo a Prefeitura do Rio, a adesão do Jaé é monitorada em tempo real pelas equipes da secretaria de transportes do município. Assim, ficou entendida a necessidade de criação de novo posto para Zona Sul. A partir de sexta-feira, o Planetário da Gávea ganha nova unidade com estrutura ampliada, em formato de super posto, que funcionará de 7h até 19h, de segunda a sábado.
Escândalo:
Dados da secretaria apontam que o até esta terça-feira (8), o total de cadastros gerais chegou a 2.843.248, sendo 171.964 apenas neste mês de julho. Além disso, no balanço do primeiro dia útil de uso obrigatório, o benefício representou 37% dos embarques no transporte público municipal.
— Apesar de questões pontuais em determinados pontos de atendimento, o balanço tem sido positivo e só temos a agradecer aos cariocas que entenderam a importância e apoiaram o Jaé. Por isso, estamos fazendo de tudo para levar o máximo de conforto aos usuários durante essa transição e vamos inaugurar o primeiro super posto da Zona Sul – disse o vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere.
Confira a lista dos postos de atendimento do Jaé
Super Postos de Atendimento
Planetário - R. Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 - Gávea. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h (inauguração na próxima sexta-feira, dia 11)
Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Centro Esportivo Miécimo da Silva - Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Demais Postos de Atendimento
Botafogo – Rua Dona Mariana, 48. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Centro 1 (CASS - Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova. Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h (exceto feriados)
Centro 2 (em frente ao metrô Estácio) – Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A – Estácio. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h (atendimento apenas ao público geral)
Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h (exclusivo para gratuidades)
Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h