Notícias

Percussionista brasileiro Paulinho da Costa terá estrela na Calçada da Fama de Hollywood

Músico que já trabalhou com Madonna e Michael Jackson será homenageado em 2026 ao lado de nomes como Demi Moore, Miley Cyrus e Timothée Chalamet

Por Agência O Globo - 05/07/2025
Percussionista brasileiro Paulinho da Costa terá estrela na Calçada da Fama de Hollywood
(Foto: )

O percussionista brasileiro Paulinho da Costa será homenageado com uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Radicado nos Estados Unidos desde 1973, o músico de 77 anos, conhecido por seu trabalho com artistas internacionais como Michael Jackson, Madonna, Celine Dion, Whitney Houston e Elton John, além de participações em trilhas sonoras de filmes como "Dirty dancing" e "Star wars", teve seu nome anunciado pela Câmara de Comércio de Hollywood na quarta-feira (2) na lista com 35 celebridades que receberão suas próprias estrelas em 2026.

Entre os novos nomes da Calçada Fama estão os atores Demi Moore, Timothée Chalamet, Emily Blunt, Rachel McAdams, Rami Malek e Stanley Tucci, o chef Gordon Ramsey, as cantoras Miley Cyrus e Angélique Kidjo, o grupo Air Supply e o jogador de basquete Shaquille O’Neal.

Quem é Paulinho da Costa

Nascido no Rio de Janeiro, no bairro de Irajá, em 31 de maio de 1947, Paulinho da Costa cmeçu a tocar pandeiro ainda criança, quando integrou a ala jovem da bateria da Portela. Em 1972, a convite do pianista Sérgio Mendes, viajou pela primeira vez para Los Angeles, Estados Unidos. No ano seguinte, deixou o Brasil para viver na cidade da Califórnia, onde fez carreira como percussionista, transitando com habilidade por gêneros como pop, R&B e jazz.

Considerado pela revista Down Beat "um dos percussionistas mais talentosos do nosso tempo", o músico participou de álbuns emblemáticos de artistas como Michael Jackson ("Thriller", de 1982), Madonna ("True blue", de 1986) e Celine Dion ("Let’s talk about love", de 1997).

Ele também participou de trilhas sonoras de filmes de grande sucesso, como "Os embalos de sábado à noite" (1977), "Dirty dancing "(1987), "Purple rain" (1984) e "Jurassic Park" (1993). O músico, que toca mais de 200 instrumentos, também tocou com Diana Krall, e fez uma ponta no filme "A cor púrpura", de Steven Spielberg, como um músico africano.

Da Costa é o segundo brasileiro a entrar para o seleto rol da Calçada da Fama, ao lado de Carmen Miranda. A homenagem reconhece a contribuição do percussionista para a música brasileira e sua influência global, com mais de 1.500 gravações em seu currículo.

Quanto custa ter uma estrela na Calçada da Fama?

A taxa para fazer a inscrição da candidatura é de 275 dólares (cerca de R$ 1.570). Se o pedido for aceito, é necessário desembolsar 75 mil dólares, cerca de R$ 429 mil, para a criação e instalação da estrela, feita de terrazzo e latão, bem como a manutenção da do local. O escolhido tem até dois anos para agendar sua cerimônia.