Notícias
Vacina meningocócica ACWY passa a ser aplicada como reforço em crianças a partir de 12 meses

Uma nova atualização no esquema vacinal contra a meningite bacteriana passou a valer a partir desta terça-feira (1º). A vacina meningocócica ACWY foi incluída como dose de reforço em crianças de 12 meses de idade. A medida foi adotada no mesmo dia em que uma criança de 4 anos faleceu em Maceió com suspeita da doença.
Segundo o novo calendário, os bebês devem receber duas doses da vacina meningocócica C (conjugada) aos 3 e 5 meses, seguidas por um reforço com a ACWY ao completarem um ano. Anteriormente, o reforço era feito com a mesma vacina da etapa inicial.
Com a alteração, as crianças passam a ter cobertura não só contra o sorotipo C da bactéria Neisseria meningitidis, mas também contra os sorogrupos A, W e Y, causadores de formas graves da doença, incluindo meningite e infecções sistêmicas como a meningococcemia.
Novo cronograma vacinal
3 meses: 1ª dose da vacina meningocócica C
5 meses: 2ª dose da vacina meningocócica C
12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias: reforço com a vacina meningocócica ACWY
11 a 14 anos: reforço com a vacina meningocócica ACWY
A coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, destaca que crianças que não tomaram o reforço aos 12 meses poderão ser vacinadas até antes de completar 5 anos. “Já aquelas que receberam corretamente as três doses da meningocócica C não precisarão repetir o esquema com a ACWY”, explica.
Locais de vacinação em Maceió
Pais e responsáveis devem levar a caderneta da criança a qualquer unidade de saúde da capital para receber a imunização. As vacinas meningocócica C e ACWY estão disponíveis de segunda a sexta-feira nas salas de vacinação da rede municipal, além dos seguintes pontos fixos:
Maceió Shopping (Mangabeiras) – das 12h às 20h (segunda a domingo)
Pátio Shopping (Cidade Universitária) – das 12h às 20h (segunda a domingo)
Parque Shopping (Cruz das Almas) – das 14h às 20h (terça a sábado)
Centro de Atendimento ao Turista – CAT (Ponta Verde) – das 8h às 14h (segunda a sábado); domingo das 8h às 12h
Saúde da Gente (itinerante) – das 8h às 20h (segunda a sábado)