Notícias

Jovem socialista vence ex-governador nas primárias democratas para a prefeitura de Nova York

'Progressista e muçulmano', assim se declara Zohran Mamdani, que encantou a nova geração com propostas contra o aumento do custo de vida

Por Agência O Globo - 25/06/2025
Jovem socialista vence ex-governador nas primárias democratas para a prefeitura de Nova York
(Foto: )

O jovem candidato socialista Zohran Mamdani surpreendeu, nessa terça-feira, ao liderar a apuração dos votos nas primárias democratas para a prefeitura de Nova York. Mamdani superou seu principal rival, o ex-governador do estado Andrew Cuomo.

- Hoje é a noite dele. Ele merece. Venceu - disse Cuomo a seus apoiadores, ao reconhecer a vitória de seu rival de 33 anos, com 91% dos votos apurados.

'Não podemos deixar a história se repetir':

Guga Chacra :

Mamdani, cuja política progressista encantou os jovens eleitores, obteve 43,5% dos votos, contra 36,4% do ex-governador, político da velha guarda democrata, que havia recebido apoio de figuras como Hillary Clinton e liderou as pesquisas por meses.

No entanto, os resultados finais só serão conhecidos em alguns dias, devido a um sistema complicado de distribuição dos votos, no qual os eleitores tiveram que classificar cinco candidatos por ordem de preferência.

Como nenhum candidato alcançou 50%, a apuração continuará com os votos dos candidatos seguintes até definir um vencedor que representará o partido nas eleições de novembro.

Os republicanos reagiram rapidamente à vitória de Mamdani. Para Ed Cox, presidente do Partido Republicano em Nova York, “é a prova mais alarmante de quão longe à esquerda foi o Partido Democrata e de quão fora da realidade ele está”.

A eleição foi considerada uma batalha ideológica entre a nova e a velha geração do Partido Democrata, bastante abalada após a derrota de Kamala Harris para Donald Trump nas eleições presidenciais.

Análise:

Agência migratória de Trump

Cuomo, que retornou à política após renunciar ao cargo de governador de Nova York, há quatro anos, devido a uma dezena de denúncias de assédio sexual, tentou fazer valer sua experiência para lidar com os problemas de uma cidade “em crise” e com uma administração republicana muito hostil às políticas pró-imigração, em uma cidade de 8,5 milhões de habitantes construída por sucessivas ondas de migrantes.

Nascido em Uganda e com origens indianas, Mamdani representa a ala “socialista” do partido, liderada por figuras como Bernie Sanders e Alexandria Ocasio-Cortez, que apoiaram sua candidatura.

Entusiasmo dos jovens

Mamdani, deputado estadual por Nova York eleito pelo popular bairro do Queens e que se declara “progressista e muçulmano”, protagonizou uma campanha viral nas redes sociais.

Ele despertou o entusiasmo de um exército de jovens voluntários para amplificar suas promessas contra o aumento do custo de vida, que incluem ônibus gratuitos, creches e congelamento dos aluguéis controlados.

O aluguel de um apartamento de três quartos em Manhattan ultrapassa facilmente US$ 6 mil por mês. A habitação é justamente uma das questões que mais preocupam, especialmente os jovens.

- O principal, em jogo, é que Nova York seja acessível - resumiu o DJ Eamon Harkin, de 48 anos, após votar em um colégio eleitoral no Brooklyn.

- A cidade está caríssima. Trabalhadores e classe média não conseguem mais viver aqui, e isso contribui para uma crise de pessoas em situação de rua e de saúde mental. Para mim, é o problema número um - afirmou enquanto suava profusamente no dia mais quente que a cidade viveu em mais de uma década.

Nova York abriga uma das maiores concentrações de milionários do mundo, mas cerca de um quarto da sua população vive na pobreza, segundo um relatório recente da associação Robin Hood em parceria com a Universidade Columbia.

'Extremista'

A proposta de Mamdani “é extremista demais”, disse Sheryl Stein, uma mulher na faixa dos 50 anos que trabalha com marketing e se registrou como democrata para votar em Cuomo.

- Adoro a juventude, mas ver uma pessoa de 33 anos sem experiência liderando a maior cidade do país — e uma das maiores do mundo — dá bastante medo - declarou à AFP.

Embora sua vitória o coloque na largada para as eleições de novembro, das quais sairá o próximo prefeito de Nova York, Mamdani terá como adversários o atual prefeito, Eric Adams — um democrata que agora se apresenta como independente após se aproximar de Trump — e até mesmo o próprio Cuomo, que também poderá optar por deixar o guarda-chuva do partido.