Notícias
Junho Vermelho: Juceal e Sesau promovem ações de saúde e conscientização sobre doação de sangue

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoveu, nesta sexta-feira (20), uma ação voltada para a campanha Junho Vermelho, que incentiva a doação regular de sangue. Realizada na sede da autarquia, em Maceió, a iniciativa contou com uma palestra educativa e a oferta de testes rápidos aos servidores.
A campanha Junho Vermelho é um movimento nacional voltado à conscientização sobre a importância da doação de sangue e o estímulo à formação de novos doadores. Durante a palestra, foi ressaltado que o sangue possui um prazo de validade, o que exige doações contínuas para garantir o atendimento às demandas dos hospitais e hemocentros.
O presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, destacou a importância de ações como essa para estimular a solidariedade entre os servidores.
.jpeg)
“É muito importante essa questão da doação de sangue e do teste rápido, que serve para saber se estamos aptos. Além disso, no próximo mês estaremos realizando uma ação de doação aqui na Juceal e quem quiser pode trazer familiares para participar também”, afirmou.
O médico Ricardo Jansen, responsável pela palestra, reforçou que doar sangue é um gesto de cidadania. “Geralmente, a gente só se lembra de doar sangue quando precisa. Mas, a verdade é que precisamos doar o tempo todo, o ano inteiro, porque o sangue tem validade e nunca sabemos quando vamos precisar”, alertou.

Ao final da atividade, os participantes tiveram acesso a um espaço reservado para a realização de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de receberem orientações da equipe da Sesau, com foco na promoção da saúde e no bem-estar dos servidores.