Notícias
Vereador Siderlane Mendonça é afastado do cargo durante operação da Polícia Federal

Na manhã desta sexta-feira (25), o vereador Siderlane Mendonça (PL), de Maceió, foi afastado do cargo por determinação da Polícia Federal, que deflagrou a Operação Falácia. Aos 46 anos e atualmente em seu terceiro mandato consecutivo, Siderlane é suspeito de liderar um grupo criminoso envolvido em corrupção, crimes eleitorais, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos.
A operação, que mobilizou agentes nas cidades de Maceió e Rio Largo, cumpre 21 mandados de busca e apreensão e outras 17 medidas cautelares, entre elas o bloqueio de mais de R$ 200 mil em bens. A ação inclui buscas no gabinete do parlamentar na Câmara Municipal de Maceió e também em um endereço residencial ligado ao vereador.
Apesar do afastamento, Siderlane, que está em Brasília, se pronunciou nas redes sociais afirmando que desconhece os detalhes da investigação. “Os fatos serão apurados, já que até então eu nem sei do que se trata. Em breve serão esclarecidos”, disse em vídeo publicado nesta manhã.
Eleito em 2020 com 7.377 votos pelo Partido Liberal (PL), Siderlane mantém influência no cenário político local. No entanto, seu envolvimento com as acusações coloca em xeque sua trajetória e levanta preocupações sobre práticas ilícitas dentro do legislativo municipal.
A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas informou que os processos relacionados à operação correm sob sigilo, não podendo fornecer mais detalhes neste momento. A Polícia Federal, por sua vez, segue com os desdobramentos da investigação, que pode resultar em novas ações nos próximos dias.