Notícias
Semed abre seleção para alfabetizadores e intérpretes de Libras

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está selecionando alfabetizadores e tradutores-intérpretes de Libras para atuarem como voluntários no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) 2025-2027. A chamada pública foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial de Maceió do dia 15 de abril.
As inscrições começaram nesta quarta-feira (16) e prosseguem até o dia 24 deste mês, devendo ser feitas exclusivamente on-line, por meio https://forms.gle/tdff47eG6vFi4hWk7.
Estão sendo oferecidas 100 vagas, sendo 90 para atuação na zona urbana e 10 na zona rural da capital alagoana. Também estão previstas 10 vagas para intérpretes de Libras, com uma delas destinada ao meio rural. Os selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 1.200.
Para concorrer às vagas, o candidato precisa ter, no mínimo, 18 anos, Ensino Médio completo e experiência em docência. No caso dos intérpretes de Libras, é exigida certificação do Prolibras, graduação em Letras-Libras ou pós-graduação na área, além de comprovação de atuação com público surdo.
O programa visa ampliar o acesso à educação para jovens, adultos e idosos que ainda não foram alfabetizados. Os alfabetizadores atuarão em turmas presenciais com carga horária de 10 horas semanais em sala de aula e duas horas dedicadas à formação continuada.
A seleção será realizada em duas etapas com a análise curricular e entrevista, previstas para os dias 28 e 29 de abril, presencialmente ou de forma on-line. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 6 de maio, no site da Prefeitura de Maceió e da Secretaria Municipal de Educação.
Os candidatos classificados fora do número de vagas imediatas formarão um banco de reserva e poderão ser convocados ao longo do programa, que se estende até 2027.
Entre as diversas atividades a serem desenvolvidas pelos alfabetizadores selecionados estão o planejamento das aulas, acompanhamento da frequência dos alunos, registro de produções pedagógicas, aplicação de avaliações, realização de visitas domiciliares aos estudantes que estejam faltando e garantia da captação de alunos para a formação das turmas.
Os intérpretes de Libras deverão estar vinculados a turmas com ao menos um aluno surdo e participar das mesmas formações previstas para os alfabetizadores.