Notícias

OAB se posiciona sobre prisão de João Neto e reforça que caso será tratado na esfera civil

Por Redação com Assessoria 15/04/2025
OAB se posiciona sobre prisão de João Neto e reforça que caso será tratado na esfera civil
Advogado no momento em que é levado até a central de flagrantes (Foto: Ascom PCAL)

Após a prisão em flagrante do advogado e influencer João Neto, ocorrida na noite de segunda-feira (14) em Maceió, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se pronunciou sobre o caso, esclarecendo que não intervém em situações que envolvam a vida privada de advogados, salvo quando os fatos ocorrem no exercício da profissão.

Em nota, a instituição destacou que, assim como em outros episódios semelhantes, o advogado João Neto deverá responder pelos fatos como qualquer cidadão, sem tratamento diferenciado ou atuação direta da entidade. “A OAB não se manifesta em casos que acontecem no âmbito privado dos advogados. Entende-se que, neste caso específico bem como em outros que já aconteceram, a pessoa responde como qualquer cidadão”, afirmou a seccional.

A entidade também informou que, caso seja necessário ou caso seja acionada, a Comissão de Prerrogativas poderá acompanhar o processo, apenas para garantir que todas as medidas sejam conduzidas dentro da legalidade e respeitando as prerrogativas profissionais previstas em lei.

Até o momento, a defesa de João Neto não se pronunciou oficialmente sobre a prisão e as acusações. Ele segue detido e deve passar por audiência de custódia ainda nesta terça-feira (15). A vítima, uma jovem de 25 anos, relatou que já sofreu outras agressões por parte do advogado, que é conhecido nas redes sociais por comentar casos jurídicos e ostentar uma rotina de luxo.