Notícias
Gilberto Gonçalves é exonerado do cargo de secretário em meio a tentativa de golpe na Prefeitura de Rio Largo
Medida foi anunciada na noite desta segunda-feira (31) pelo sobrinho de Gilberto e atual prefeito da cidade, Carlos Gonçalves (PP)

Em meio a uma tentativa malsucedida de golpe na atual gestão da Prefeitura de Rio Largo, o ex-prefeito Gilberto Gonçalves foi exonerado do cargo de Secretário Especial do Governo. A decisão foi anunciada em coletiva na noite desta segunda-feira (31) pelo atual prefeito, Carlos Gonçalves (PP), sobrinho de Gilberto.
Não é o primeiro desentendimento recente entre tio e sobrinho, vulgo, anterior e atual prefeitos da cidade. Durante evento em homenagem ao mês das mulheres no último dia 22, os dois se desentenderam. Em um dos discursos, o ex-mandatário acabou flagrado cobrando o sobrinho: "Quem colocou você aí fui eu", disse Gilberto na ocasião.
A decisão do prefeito comunicando a exoneração já foi publicada no Diário Oficial do Município.
Leia o texto da portaria na íntegra:
PORTARIA N° 1562/2025
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE RIO LARGO, Estado de Alagoas, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais,
RESOLVE:
Art. 1°. EXONERAR o (a) Sr. (a) GILBERTO GONÇALVES DA SILVA, portador (a) do CPF n° 321.736.604-20, que exercia Cargo em comissão de provimento de Secretário Municipal Especial de Governo, símbolo SMGV, da Secretaria Municipal de Governo, com base na Lei Delegada n° 01/2024, que dispõe sobre a Estrutura Administrativa deste Município.
Art. 2°. Os efeitos desta Portaria entram em vigor na data de sua publicação, esta, da convalidação do ato supramencionado, revogadas as demais disposições em contrário
Dê-se ciência, registre-se, publique-se e cumpra-se.
Rio Largo/AL, 31 de Março de 2025.
PEDRO CARLOS DA SILVA NETO
Prefeito de Rio Largo/AL
Entenda a tentativa de golpe
Na sessão ordinária desta segunda foi lida uma carta onde o prefeito e seu vice, Peterson Henrique (PP) renunciavam ao cargo. Ainda durante a sessão, o presidente da Câmara, Rogério Silva, havia sido empossado temporariamente. No entanto, assim que soube do acontecido, Carlos Gonçalves negou que tenha renunciado ao cargo e reiterou que só deixaria a Prefeitura em 31 de dezembro de 2028. “Tenho um compromisso com o povo de Rio Largo. Recebi mais de 32 mil votos, sendo o prefeito com maior número de votos da história da cidade, seria um crime fazer isso [renunciar]”.
O prefeito declarou que o documento é falso e que sofreu uma tentativa de golpe. De acordo com ele duas tentativas de autenticação de assinatura em seu nome no cartório de Rio Largo e no cartório de Porto Calvo.