Notícias
Projeto “Centro de Maceió, onde fica?” abre inscrições para formação de agentes culturais e preservação do patrimônio histórico

O projeto “Centro de Maceió, onde fica?” está com inscrições abertas para a formação de agentes culturais com foco no patrimônio material e imaterial da região central da capital alagoana. A capacitação, que inclui uma série de oficinas, será realizada de abril a maio de 2025, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió. Os interessados podem realizar a inscrição até 25 de abril através da plataforma Doity.
Com um total de 60 horas, o curso busca promover a valorização histórica, arquitetônica e cultural do Centro de Maceió, incentivando o engajamento da comunidade local na preservação do patrimônio e fortalecendo o turismo e o comércio. São 50 vagas disponíveis para maiores de 18 anos, sendo 30 para os primeiros inscritos e 20 para cadastro de reserva.
As aulas ocorrerão aos sábados, das 8h às 17h, e os participantes que completarem ao menos 75% da carga horária receberão um certificado de 60 horas.
Os conteúdos serão ministrados por especialistas renomados como Nazaré Tenório, Káthia Leite Barros, Edberto Ticianeli, Juliana Nicácio, Chico de Assis e Lula Castello Branco.
A solenidade de abertura acontecerá no dia 25 de abril, com a palestra "As Estradas de Maceió e o Surgimento do seu Centro Comercial", apresentada por Edberto Ticianeli.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância do projeto para a valorização do patrimônio cultural de Maceió. “A formação de agentes culturais e a capacitação da comunidade local são fundamentais para que possamos preservar e promover o nosso patrimônio, ao mesmo tempo em que estimulamos o turismo e o comércio da região central de Maceió”, afirmou.
Calendário das oficinas:
26/04 - Capacitação: Patrimônio Cultural, Material e Imaterial, com a especialista em defesa de direitos sociais, Nazaré Tenório;
03/05 - Oficina: Metodologia Científica aplicada a Projetos Culturais, com a profª Káthia Leite Barros;
10/05 - Jornalismo Histórico das Décadas de 1920/1930 em Maceió, com o jornalista Edberto Ticianeli;
17/05 - Oficina: Noções de Turismo Histórico, Cultural e Patrimonial, com a profª Juliana Nicácio;
24/05 - Oficina: Noção de Vídeos em Ambientes Históricos e Culturais, com o teatrólogo Chico de Assis;
31/05 - Oficina: Noções de Fotografia em Ambientes Históricos e Culturais, com o repórter fotográfico Lula Castello Branco.