Notícias
Capacitação aborda combate às violências interpessoais na Atenção Primária

A Unidade de Saúde da Família (USF) Cláudio Medeiros, junto à equipe Multiprofissional de Atenção Primária à Saúde (eMulti 6), promoveu, na quinta-feira (20), uma capacitação destinada aos profissionais de saúde do território sobre o combate às violências interpessoais na Atenção Primária.
A Atenção Primária à Saúde (APS) desempenha um papel estratégico no enfrentamento das violências interpessoais, pois está na linha de frente do cuidado integral à população. Por isso, o objetivo do treinamento foi apresentar práticas que facilitem o processo de acolhimento dessa demanda.
“Buscar conhecimento é fundamental para identificar, acolher e acompanhar vítimas de violência, além de contribuir para a interrupção do ciclo de agressões e promovendo a proteção e o cuidado. Trabalhar esse assunto no contexto da Educação Permanente fortalece as equipes de saúde, aprimora práticas de atendimento e amplia a rede de apoio às vítimas”, afirmou a responsável técnica pelo eMulti Maceió, Kelly Luz.
Ela ainda reforça que a qualificação contínua garante um olhar mais sensível e habilidades específicas entre os profissionais para que lidem com possíveis situações de violência, compreendendo seus fatores de risco, impacto social e psicológico, e a importância de ações intersetoriais.
“Capacitações como essa tornam-se espaços valiosos para reflexão, troca de experiências e construção de estratégias de intervenção. Esse processo não apenas fortalece o vínculo com a comunidade, mas também garante um cuidado mais humanizado e eficaz”, concluiu.