Notícias

Com apoio do Estado, Maceió Folia se consolida como uma das maiores prévias carnavalescas de Alagoas

Por Assessoria 17/02/2025
Com apoio do Estado, Maceió Folia se consolida como uma das maiores prévias carnavalescas de Alagoas
(Foto: Ascom Secult)

Maceió se transformou em um verdadeiro reduto da folia neste fim de semana com o "Maceió Folia". A orla da capital se tornou um grande corredor tomado por milhares de foliões que dançaram e celebraram ao som de grandes atrações nacionais e locais. Com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), o evento mostrou a força da cultura carnavalesca, arrastando multidões e aquecendo a economia local.



No sábado (15), a festa começou com a Turma da Rolinha, comandada por Almir Rouche, seguida pelo Bloco do Rei, com Tatau, e o Bloco Pecinhas de Maceió, que trouxe a irreverência do Parangolé. O dia encerrou com o Bloco Caveira, embalado por Timbalada e Márcia Freire.



No domingo (16), a folia teve início logo cedo com o Bloco Pererê e a Banda Cazuadinha, garantindo a diversão das crianças. À tarde, a festa continuou com o Bloco Jaraguá, comandado por PV Melo, seguido pelo Bloco Paparico, ao som do grupo Patusco. O rock também teve seu espaço com o Bloco Klub Rock Street, que trouxe a energia da banda Rock Dobro. Para fechar o evento com chave de ouro, o Bloco Agarradinho fez a avenida vibrar ao som de Felipe Farra.



Para a estudante Juliana Castro, que participou do evento pela primeira vez, a experiência foi inesquecível. "Foi incrível. Sempre ouvi falar do Maceió Folia, mas estar aqui é outra história. A energia dos blocos foi impecável. Já estou contando os dias para o próximo fim de semana", disse.



O comerciante Rafael Lima também comemorou o impacto positivo do evento. "A cidade inteira entra no clima do carnaval, e isso movimenta muito o comércio. As vendas aumentam, o turismo se fortalece e todo mundo sai ganhando. Além disso, a diversão foi garantida do início ao fim", afirmou.



O Maceió Folia não é só uma festa, é também um grande motor econômico para a cidade. Com milhares de turistas circulando, os setores de hotelaria, bares, restaurantes e comércio em geral registraram um aumento expressivo na demanda. Pequenos empreendedores aproveitaram o fluxo intenso de pessoas para vender bebidas, comidas e adereços carnavalescos, garantindo uma renda extra neste período festivo.



A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a relevância do evento para a cultura e a economia do estado. "O Maceió Folia é um dos momentos mais esperados do nosso pré-carnaval e se consolida mais uma vez como um dos principais eventos do calendário festivo da capital. Ver as ruas lotadas, os blocos arrastando multidões e a nossa cultura sendo celebrada é motivo de muito orgulho. Mas além da festa, esse evento movimenta nossa economia, gera empregos temporários e fortalece o turismo. Com o compromisso do governador Paulo Dantas, seguimos investindo para que Alagoas se consolide cada vez mais como um destino cultural, onde a arte e a economia caminham juntas para o desenvolvimento do estado", afirmou.