Notícias
Fiea firma parceria com a Fiec para reforçar política de inovação

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) firmou uma parceria com a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) visando a reforçar sua política de inovação. Para dar início a essa colaboração, as consultoras da Fiec Ronara Marques e Eligenes Sampaio estão em Maceió, onde ficam até esta quinta-feira (13/02) para compartilhar a experiência da gestão da inovação implantada na entidade cearense, que é uma referência nacional.
O presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, ressaltou a importância da parceria estratégica com a Fiec no fortalecimento da política de inovação das entidades alagoanas. “Este é um passo fundamental para o desenvolvimento do Sistema Fiea, que colabora com a indústria alagoana por meio da implantação de soluções inovadoras, promovendo o crescimento econômico sustentável e a geração de novas oportunidades para o setor”, ressaltou.
Na capital alagoana, as consultoras abordaram a criação de uma política de inovação robusta, o estabelecimento de diretrizes para a propriedade intelectual, além da operacionalização de processos que envolvem desde a prospecção até a transferência de tecnologia e o compartilhamento de royalties. “Hoje a gente tem um time que é responsável para realizar essa gestão da inovação, que é a Unidade de Inovação e Tecnologia. Temos conseguido resultados bem positivos a partir da criação da política de inovação, que trouxe segurança”, revelou Ronara.
O principal avanço, explica, é o fortalecimento do ecossistema de inovação. “É tornar as entidades da indústria agentes impulsionadores da inovação e trazer para os nossos alunos e colaboradores essa visão de que, através da inovação, que hoje não é mais uma opção, já é uma necessidade, eles podem ir até mais distante, conseguir alçar grandes voos a partir de projetos inovadores”, afirmou a consultora.
A diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai em Alagoas, Cristina Suruagy, destacou que a cultura da inovação já faz parte do Sistema Fiea, que estimula os colaboradores e alunos a desenvolverem ideias com potencial de impactar positivamente na indústria e na vida das pessoas. “Nossos projetos inovadores já nos trouxeram premiações nacionais e internacionais. Com essa parceria, nós vamos consolidar esse processo e ampliar a participação do Sistema Fiea na construção de um futuro que exige adaptações constantes, com mais segurança”, disse.
A diretora de Gestão Estratégica do Sistema Fiea, Nathália Romaguera, disse que a parceria vai ser muito importante para o futuro da inovação no Sistema Fiea. Ela lembra que Federação das Indústrias, IEL, Sesi e Senai já trabalham a cultura inovadora entre colaboradores e alunos por meio de diversas ações como a iniciação científica, Projetos Integradores e programas de Intraempreendedorismo, Inno-X e Inovação Aberta, por exemplo.
Os conhecimentos trazidos pela consultora da Fiec, explica, servirão como base para fortalecer este movimento de inovação corporativa e de inovação. “A gente quer chegar numa instituição que se conecta com o futuro, que se conecta com as tendências, com a necessidade da indústria. Para isso, precisamos, de fato, conectar nossos colaboradores, nossos alunos, nossos parceiros, por meio das nossas ações diárias, tornando-as perenes”, concluiu.
O assessor executivo do Sistema Fiea, Júlio Zorzal, ressalta que um dos maiores benefícios da parceria é a segurança jurídica para a entrega de produtos inovadores, por meio da garantia das patentes. “Observamos que isso trouxe um ganho muito expressivo para o próprio regional do Ceará, inclusive, envolvendo alunos dos cursos técnicos do Senai, até os alunos da educação básica [do Sesi], contribuindo com ideias para a inovação e trazendo uma segurança jurídica por meio da geração de patentes”, afirmou Júlio, ao destacar que essa iniciativa faz parte da jornada do programa “Conectando o Futuro: Avançando com ESG na Indústria”.