Notícias

Duas pessoas morrem e Sesau investiga suspeita de ataque de aranha-marrom

Por Redação 04/02/2025
Duas pessoas morrem e Sesau investiga suspeita de ataque de aranha-marrom
Hospital Helvio Auto é um dos locais de referência para atendimento. (Foto: Assessoria Sesau)

Entre agosto de 2024 e janeiro de 2025, foram notificados cinco casos de pacientes hospitalizado a com suspeita de terem sido atacados pela aranha-marrom. De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), duas pessoas morreram em Maceió.

Os casos, registrados na capital alagoana, também envolveram um paciente de Pernambuco, atendido em Maceió. Além de dor, os sintomas apresentados foram edema, equimose e necrose na área afetada.

Entre os casos mais frequentes com animais peçonhentos em 2024, o maior número é o de escorpiões (13.039), seguido de abelhas (1.327), serpentes (457), aranhas (210), lagartas (125) e outros animais venenosos (746).

Os números altos fazem com que a Sesau monitore os casos de forma mais frequente. O órgão destaca que, em Maceió, três unidades são referência no atendimento de pacientes por picadas de animais peçonhentos: o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), no bairro Trapiche, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Jacintinho e Tabuleiro do Martins.

Tags