Notícias
IBGE lançará seu plano de trabalho 2025 nas 5 regiões do país

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançará seu plano de trabalho 2025 em todas as regiões do Brasil. O lançamento se inicia a partir desta segunda-feira (27), pela região Norte, em Belém, capital do Pará, com apoio da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), que recebe em seu auditório, das 10h30 às 12h, o evento inaugural de lançamento do Plano, com credenciamento a partir das 9h.
O lançamento do Plano acontece junto com o Fórum de Gestores Federais, organizado pela Sudam com representantes de cada órgão federal envolvido no temas debatidos.
Esta é a 1ª vez que o IBGE divulga regionalmente seu plano de trabalho. Na sequência de Belém, haverá lançamento nas regiões:
Nordeste, em Recife, no dia 28, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste;
Centro Oeste, em Brasília no dia 29, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados;
Sudeste, em Vitória no dia 30, em parceria com o Instituto Jones dos Santos,;
e na Região Sul o lançamento será em Porto Alegre, no dia 31, em parceria com a Organização das Cooperativas do estado do Rio Grande do Sul.
Todos os eventos serão realizados das 10h30 às 12h, e contarão com transmissão online pelo IBGE Digital (ibge.gov.br) e redes sociais do Instituto e de parceiros locais.
O plano de trabalho 2025 foi elaborado a partir de contribuições e diálogos com todas as diretorias e coordenações do IBGE, entre os meses de agosto e dezembro do ano passado, em reuniões e oficinas que passaram por simulações de impactos, design thinks, e discussões de prioridades, em comissão composta por 22 servidores e servidoras, sendo dois de cada área das diferentes estruturas da Instituição, além de representantes das superintendências estaduais e agências.
O plano de trabalho direciona ações estratégicas do IBGE para 2025, avançando na efetivação do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados, modernização de estruturas, preparação para o 12º Censo Agro, realização da Pesquisa de Orçamentos Familiares, além de 265 divulgações de programas e processos novos, como o núcleo de inovação.
O plano também prevê atividades internacionais e encontros do IBGE com outras instituições estáticas oficiais em eventos como a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), a presidência do Brasil no Mercosul e o IV Encontro das Agências de Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), e a recepção de novos servidores com o PINS (Programa de Integração de Novos Servidores), o 3º Diálogos IBGE 90 Anos, a nova Confest e Confege com a revisão do Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas.
“O IBGE segue atuando com a pauta técnica de relevância, ao apresentar o novo Plano de Trabalho de 2025 conduzido por comissão dos servidores e com participação de todos os setores do IBGE. Ao mesmo tempo, o Plano de Trabalho considera a questão regional, com a divulgação nos seguintes estados do Pará, Pernambuco, Distrito Federal, Espírito Santo e Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente do IBGE, Marcio Pochmann.