Notícias

Confira como será o funcionamento do Hemoal na véspera e no dia de ano novo

Por Assessoria 30/12/2024
Confira como será o funcionamento do Hemoal na véspera e no dia de ano novo
Voluntários poderão doar sangue no Hemoal pela última vez, em 2024, nesta terça (31). (Foto: Assessoria)

Que tal encerrar 2024 doando sangue e ajudando a salvar até quatro vidas? Se este for o seu desejo, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionará nesta terça-feira (31), véspera de ano novo, das 7h às 13h. Já na quarta-feira (1º), Feriado Universal, o atendimento será exclusivo para liberar hemocomponentes às maternidades e hospitais do Estado.

Em Maceió, é possível se candidatar ao gesto voluntário na Unidade Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), bem como, na Unidade Via Expressa, vizinho ao Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA). Já em Arapiraca, a Unidade Eldorado está localizada próximo à Escola Alternativa.

O funcionamento dos Postos de Coleta de Sangue do Hemoal no último dia do ano visa atender àqueles que não tiveram tempo de doar sangue ao longo do mês de dezembro. "É a última oportunidade para praticar este gesto nobre e que faz a diferença na vida de tantas pessoas que estão internadas nas maternidades e hospitais alagoanos", frisou a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Quem pode doar?

Mas, para doar sangue, é necessário seguir alguns critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de boa saúde, é preciso ter entre 16 a 69 anos de idade e no mínimo 50 quilos. Se for menor de 18 anos, é exigido estar portando um documento de identificação oficial e original com foto, além de estar acompanhado do pai ou da mãe, bem como de um responsável legal.

O voluntário não pode doar sangue caso tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade. O candidato também fica impossibilitado de doar sangue, por 12 horas, caso tenha ingerido bebida alcoólica e, se não tiver dormido no mínimo 6 horas na noite anterior.

Caso esteja gripado ou com Covid-19, a doação de sangue é proibida, ficando liberada apenas 15 dias após ter se curado. Mas se o voluntário fez tatuagem, maquiagem definitiva ou colocou piercing, o impedimento é por 12 meses, segundo portaria do Ministério da Saúde.

Tags