Notícias
Governança Corporativa realiza reunião com assessores para discutir plano estratégico de 2025
Encontro reuniu assessores de governança, discutiu o direcionamento estratégico e o andamento das obras prioritárias
A Secretaria de Governança Corporativa realizou, nesta sexta-feira (20), uma reunião para apresentar as diretrizes estratégicas estabelecidas pelo governador Paulo Dantas para o biênio 2025/2026 aos assessores de governança de todas as secretarias. O evento, que ocorreu no palácio República dos Palmares, também entregou certificados de excelência aos assessores de governança que se destacaram em 2024.
A reunião, realizada anualmente, tem como objetivo aproximar os assessores da governança e alinhar o que será adotado no próximo período. “O governador define o direcionamento estratégico, enquanto a Governança incentiva e monitora as iniciativas, gerando dados e informações sobre políticas públicas, planos estratégicos e o andamento das obras prioritárias. Este é o momento em que analisamos os resultados, destacamos o papel da Governança e abrimos espaço para esclarecer dúvidas”, explica a secretária de Estado da Governança Corporativa, Poliana Santana.
Durante o encontro, Poliana também reforçou a importância dos planos estratégicos contemplarem as diretrizes, promessas de campanha relacionadas, incluindo as prioridades estabelecidas pelo governador Paulo Dantas, e iniciativas transversais que envolvam múltiplas temáticas. Também necessitam aderir a princípios de transparência, ao modelo de Governança e Gestão Pública do Ministério da Gestão e da Inovação no Serviço Público (MG) e ao alinhamento com o governo digital.
O assessor especial de projetos e análise de dados, Ary Santiago, responsável pelo monitoramento dos indicadores da Governança, destacou que este momento serve como preparação para o desenvolvimento das ações que serão executadas nos próximos anos. “O que esperamos, a partir desta reunião, é que os assessores sigam essas diretrizes e possam também dialogar com a Governança sobre dificuldades e desafios principais. A partir dos materiais gerados aqui, conseguimos alcançar melhores resultados e monitorar essas ações de forma mais facilitada, já que os planos serão construídos com uma base metodológica sólida, apresentada durante o evento”, completa Ary.
A reunião contou com representantes de todas as secretarias, e foi um momento de avaliação e planejamento. A assessora de governança da Controladoria Geral do Estado (CGE), Fernanda Costa, recebeu o certificado de destaque. Emocionada, ela declarou que se sentiu lisonjeada com o reconhecimento e destacou a importância de, ao final do ano, reunir-se com os outros assessores para discutir como será o próximo período.
“Esse momento é de extrema importância, não só para quem atua na Governança, mas também para todo o secretariado. Aqui, temos contato direto com os monitores e conseguimos visualizar todo o processo. Embora a CGE seja um órgão pequeno, é, ao mesmo tempo, muito grande, pois garante a transparência em todo o Estado”, acrescentou Fernanda.
As diretrizes do plano estratégico visam deixar marcas não apenas na gestão, mas também na história, impactando positivamente o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o desempenho no ranking de competitividade, além do alinhamento com o Plano Plurianual (PPA) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS