Notícias

Família agradece a JHC por inclusão de jovem autista na abertura do Natal de Todos Nós

Por Assessoria 07/12/2024
Família agradece a JHC por inclusão de jovem autista na abertura do Natal de Todos Nós
JHC e Felipe na abertura do Natal de Todos Nós. (Foto: Foto: Assessoria.)

A abertura oficial do Natal de Todos Nós marcou os 209 anos de Maceió com uma noite especial na Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde, última quinta-feira (5). O evento, iluminado pelo acendimento das luzes natalinas, teve um momento de emoção ao receber o jovem Fábio Augusto, de 19 anos, diagnosticado com autismo, que participou pela primeira vez de um evento público, graças às medidas de inclusão implementadas pela Prefeitura.

O prefeito JHC destacou o compromisso com uma Maceió mais inclusiva e acolhedora. “Maceió é inclusiva. É um prazer ter você e tantas outras pessoas e crianças participando dessa festa linda. Espero que, depois de sete anos sem participar de eventos, você se sinta cada vez mais acolhido e amado por nós”, afirmou.

Fábio, chamado carinhosamente por Fabinho, enfrentava um desafio significativo, o medo de fogos de artifício, que o acompanhava desde os cinco anos, após um episódio traumático. Segundo Felipe Albuquerque, irmão de Fabinho, a introdução de fogos silenciosos no evento foi determinante para a decisão da família de participar.

“Minha mãe conversou muito com ele, explicando sobre os fogos de baixo ruído. Ela disse: ‘Se você se sentir desconfortável, a gente volta para casa, mas vamos tentar.’ Ele decidiu ir e, mesmo apreensivo, conseguiu enfrentar esse medo. Foi emocionante ver o sorriso no rosto dele e ouvir ele dizer: ‘Eu venci’”, contou Felipe.

A trajetória de Fabinho com sua fobia sempre trouxe desafios para a família. “Nós moldamos nossa rotina ao redor das limitações dele. Réveillons, festas juninas, eventos com fogos – todos foram evitados. Ontem foi diferente. Foi um dia de vitória para ele e para nós”, afirmou o irmão.

Além dos fogos silenciosos, um gesto solidário foi crucial para o sucesso da noite. Um funcionário da organização disponibilizou um fone redutor de ruídos, o que trouxe conforto ao jovem e à família.

“Esse simples ato deu confiança para que ele permanecesse no evento. O mais lindo foi quando ele, por conta própria, tirou o fone e enfrentou o momento. Isso nos mostrou o quanto ele se superou”, relatou Felipe emocionado.

Ao final do evento, a mãe de Fabinho agradeceu pessoalmente ao prefeito, expressando gratidão pelas iniciativas de inclusão. “Obrigada por permitir que estivéssemos aqui, juntos, realizando esse sonho de superar as limitações dele”, disse ela.

Tags