Notícias
Uneal de Arapiraca realiza atividades voltadas a licenciatura indígena
A Universidade Estadual de Alagoas, campus Arapiraca, realizou no último final de semana atividades para alunas (os) do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – CLIND, das comunidades Jiripankó, Katokin e Karuazú, de Pariconha. As atividades coordenadas pelos professores Ângela Leite (letras) e Francis Balbino (contabilidade) contaram com a participação do economista e doutorando em Administração Caio Bandeira, com o tema “Desenvolvimento Econômico Rural a partir da Valorização dos Conhecimentos Tradicionais”.
A imersão em práticas agroecológicas através de visita a propriedade, no Bom Jardim, zona rural de Arapiraca, apresentou aos alunos o modelo agroflorestal sustentável. No sítio do Sr. João e D.Teodorine há mais de trinta anos o manejo do solo, sem defensivos agrícolas, é feito de modo a garantir a produtividade das culturas e a preservação da fertilidade do solo para o futuro. Atualmente a propriedade é referência no estado por sua produção de alimentos de alta qualidade e por práticas que respeitam o ecossistema.
O Pólo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca, também foi visitado pelos alunos, lá o economista e doutorando Caio Bandeira ministrou palestra que levou os alunos a refletir sobre a importância dos saberes tradicionais e as oportunidades para o desenvolvimento econômico dos territórios indígenas. Durante toda a imersão os alunos foram estimulados a uma reflexão crítica sobre os desafios e as oportunidades da produção agrícola sustentável, destacando alternativas para a preservação ambiental e a saúde humana.
Os alunos puderam discutir as oportunidades de negócios sustentáveis com responsabilidade socioambiental e compreender melhor a relação entre preservação ambiental e produção econômica. Leituras compartilhadas, reflexões sobre o que aprenderam e avaliação escrita também foram realizadas. A carga horária da imersão foi de quinze horas, a atividade também ofereceu aos alunos uma certificação de três horas pela participação na palestra.