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Trabalhadores recebem serviços de saúde em ação alusiva ao Novembro Azul
Com o objetivo de ampliar os cuidados à saúde do homem em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta quarta-feira (13), uma ação alusiva à campanha Novembro Azul direcionada aos colaboradores da Via Ambiental. A atividade foi coordenada pelo Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem da SMS, que atendeu, aproximadamente, 150 homens durante a ação.
Na oportunidade, o público masculino teve acesso a atendimento médico, enfermagem, assistência social, nutrição e psicologia. Além disso, houve atualização do calendário vacinal, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, aferição de pressão arterial, teste glicêmico, ventosaterapia e orientações sobre a saúde masculina em sua integralidade.
“O objetivo principal é expandir cada vez a saúde ao público masculino, para levar cuidado a essa população que diariamente também leva assistência a todos nós, seja passando em nossas residências ou nas próprias empresas para realizar a coleta de lixo, e que muitas vezes não tem tempo de ir a um atendimento médico”, afirmou Camila Calaça, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem.
“Esses homens estão diariamente na luta, muitas vezes entram em contato com material contaminado e sem vacinação. Por isso, trouxemos esse leque de serviços para promover assistência e cuidado à saúde desses homens”, acrescentou.
Além do Programa de Saúde do Homem, a ação contou com o apoio do Programa Nacional de Imunização (PNI) e Saúde da Gente. O momento aconteceu em parceria com a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).
Novembro Azul
A prevenção ao câncer de próstata é o principal objetivo do Novembro Azul, uma campanha de conscientização que nasceu na Austrália, em 2003, e chegou com força ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia. Tem como símbolo, além da coloração azul, o bigode, uma referência ao público masculino.
As ações desenvolvidas ao longo do mês de novembro pretendem aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce da doença, que é o segundo tipo mais comum na população masculina do Brasil. A estimativa é de 15 mil mortes anuais decorrentes da doença, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.