Notícias
Com investimento de mais de R$ 900 mil, Hospital Universitário de Alagoas é contemplado com projeto de eficiência energética da Equatorial
Benfeitorias contemplam a substituição de condicionadores de ar, troca de luminárias e refletores ineficientes e implantação de sistema solar fotovoltaico
A Equatorial Alagoas entregou na manhã desta quarta-feira (06) mais um projeto de Eficiência Energética, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que desta vez, contemplou o Hospital Universitário Alberto Antunes (HUPAA), localizado na parte alta da capital. Com investimento de mais de R$ 900 mil, a iniciativa teve como principal objetivo proporcionar mais economia de energia, conforto, contribuindo de forma significativa para a sustentabilidade, bem-estar e qualidade de vida dos pacientes assistidos pela unidade de saúde.
Durante a solenidade que ocorreu no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), com a presença de representantes da Distribuidora além de autoridades, técnicos e professores que integram o quadro de funcionários do hospital, foram apresentadas as benfeitorias do projeto. Foram substituídos 101 equipamentos de condicionadores de ar obsoletos por modelos com tecnologia inverter, trocadas 88 luminárias e refletores ineficientes por outros econômicos de LED e implantado sistema de geração de energia solar fotovoltaica (placas solares) de 24kWp.
Representando o presidente da Equatorial Alagoas, Fernando Pompeu, o gerente de Experiência com o Cliente, Carlos Morais, agradeceu a presença de todos e ressaltou a alegria da Distribuidora em retornar à parceria com a universidade federal do estado com a oportunidade de beneficiar o HUPAA.
“É uma grande satisfação para nós realizarmos essa entrega tão especial ao Hospital Universitário. Além de fornecer energia elétrica, a Equatorial tem um papel social muito importante e que preza também pela sustentabilidade fazendo a diferença na vida das pessoas. Todos os envolvidos na ação estão de parabéns e somos gratos por essa parceria que foi fundamental para concretização de tudo que está sendo entregue hoje”, destacou o gerente.
Mais economia, conforto e humanização
Na oportunidade, o superintendente do HUPAA, Célio Rodrigues, destacou a importância do projeto.
“Agradecemos à toda equipe da Equatorial e a Aneel pela oportunidade, cuidado, transparência e competência com o desenvolvimento de todo o projeto. Nós somos um hospital sem fins lucrativos, que atende 14 mil pessoas por mês dos 102 municípios e essa ação não é para nós funcionários, mas para todas essas pessoas que buscam atendimento e que merecem segurança e conforto”, frisou o superintendente.
Daniel Araújo, Chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospital, conta como foi a experiência da unidade de saúde ter sido ser selecionada após a participação da Chamada Pública CPP 001/2022.
“Nunca imaginávamos que conseguiríamos um volume de recursos nesse nível para investimento em eficiência energética. A situação que o hospital se encontrava nos preocupava muito do ponto de vista de infraestrutura e foi uma grata surpresa. Concorremos com outras instituições e fomos a única preparada para receber o recurso por meio deste projeto que chegou para solucionar nossa carência em climatização, iluminação e economia de energia. Não vamos parar por aqui e esperamos participar de outros editais para conquistar outras melhorias para o nosso hospital”, reforçou Araújo.
Desde que assumiu a concessão em março de 2019, a Equatorial Alagoas vem desenvolvendo diversos projetos com o objetivo de implementar soluções em equipamentos e tecnologia para melhorar a eficiência energética de casas de famílias de baixa renda e de instituições filantrópicas, englobando também soluções com geração distribuída de energia solar.
Entre as instituições que já foram contempladas pela distribuidora com projetos de eficiência energética estão a Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Universidade Federal de Alagoas com a construção da miniusina solar.