Notícias

Jovem é covardemente agredido por militares da Ronda no Bairro no Benedito Bentes

O pai de um dos jovens é Tenente da Polícia Militar e vai entrar com ação judicial contra a guarnição

Por Redação 12/10/2024
Jovem é covardemente agredido por militares da Ronda no Bairro no Benedito Bentes
Jovem é agredido covardemente pela Ronda do Bairro (Foto: Reprodução)

Um jovem foi brutalmente agredido por uma guarnição da Ronda do Bairro na tarde deste sábado, 12, em frente ao terminal do Benedito Bentes. Ele sofreu graves hematomas nos braços e nas costas após ser espancado pelos policiais militares por ter filmado uma abordagem a um suspeito de roubo de celular, que ocorria a poucos metros.

Junto à vítima, um amigo questionou os militares sobre o motivo da agressão e foi ameaçado. Em seguida, o jovem que presenciou a agressão ligou para seu pai, que é tenente da Polícia Militar. Ao chegar no local, a presença do tenente fez com que a coragem dos militares em agredir os rapazes evaporasse, sobrando apenas as marcas no corpo do jovem.


“Quando cheguei lá, conversei os militares da Ronda do Bairro e disse que isso não podia acontecer. Ele é meu filho, se quiserem agredi-lo agora, façam para ver se são corajosos como pensam! Eles não quiseram, claro. Perguntaram quem eu era e eu disse: – agridam ele que eu mostro quem sou”, relatou o tenente Abraão de Oliveira, que não se identificou aos agressores.

Em seguida, o Tenente filmou a placa da viatura e disse que iria levar adiante o caso. Ainda segundo o Abraão, ele levará a agressão para a justiça, e que segunda-feira vai formalizar uma queixa contra os militares da Ronda do Bairro e exigirá a apuração do caso com a devida punição aos responsáveis, uma vez que não existe nenhuma lei que proiba filmar abordagens policiais.

Em outros momentos, o promotor de Justiça Militar do MPDFT, Flávio Milhomen, explicou que é direito do cidadão filmar qualquer abordagem, desde que não interfira na atividade policial. “O policial militar não tem o direito de tomar o celular de um cidadão, nem de apagar eventuais filmagens”, afirmou o promotor.

A Secretaria de Prevenção e Violência (SEPREV) emitiu uma nota no final da tarde do sábado, afirmando que o Ronda no Bairro é um programa de policiamento de proximidade cujo principal objetivo é a prevenção à violência e a garantia da segurança pública. O Governo de Alagoas não compactua com qualquer tipo de violência.

Confira nota na íntegra
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) informa que está ciente do incidente ocorrido com uma equipe do Ronda no Bairro que atua no Benedito Bentes, em Maceió, e que as providências administrativas para a apuração do caso já estão sendo tomadas.

O Ronda no Bairro é um programa de policiamento de proximidade cujo principal objetivo é a prevenção à violência e a garantia da segurança pública. O Governo de Alagoas não compactua com qualquer tipo de violência.