Notícias
Alagoas é o terceiro estado do Nordeste com mais investigações por crimes eleitorais

Alagoas é o terceiro estado do Nordeste e o novo do Brasil com mais Inquéritos Policiais (IPLs) instaurados pela Polícia Federal (PF) por crimes eleitorais. De acordo com a instituição, o estado registrou 82 inquéritos, do dia 15 de agosto até esta sexta-feira (4).
Em Alagoas, a maior parte dos inquéritos se refere à denúncias de inscrição ou transferência fraudulenta de eleitores (50 casos); seguido de uso de documentos falsificados ou alterados (20); e caixa dois (16).
Ao todo, a PF já instaurou 2.281 inquéritos. O Rio de Janeiro lidera o ranking com 336, enquanto a Paraíba tem o menor número: 52. A maior parte dos casos são denunciados pela Justiça Eleitoral (692), do Ministério Público Eleitoral e Ministério Público.
As denúncias são, em sua maior parte, do crime de caixa dois/falsidade eleitoral (Artigo 350 do Código Eleitoral), com 653 registros. Em seguida, aparecem inscrição/transferência fraudulenta de eleitor, com 542; compra de votos (Artigo 299), com 296 ocorrências; e apropriação indébita de bens ou recursos destinados ao financiamento eleitoral (Artigo 354-A), com 258 casos.