Notícias
Maceió está entre as capitais com aumento de casos de covid-19

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (26/9), destaca que permanece o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 em Maceió e outras 11 capitais do país.
Segundo o levantamento, além da capital alagoana, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, São Paulo, Belém, Boa Vista, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Velho, Recife, Rio Branco (AC) e São Luís, também apresentaram incidência da doença.
A análise aponta também que, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, já se verifica a desaceleração do crescimento dos casos graves de SRAG por Sars-CoV-2. Já as ocorrências de SRAG por rinovírus, que atingem principalmente crianças e adolescentes de até 14 anos, mantêm sinal de desaceleração ou queda em grande parte dos estados da região Centro-Sul e Nordeste, exceto no Ceará (CE) e Pernambuco (PE), que ainda apresentam aumento do vírus.
Referente à Semana Epidemiológica (SE) 38, de 15 a 21 de setembro, a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe). Segundo a atualização, 10 das 27 unidades federativas apresentam indícios de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo (últimas seis semanas): Acre, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins. Apesar da diminuição do crescimento dos casos graves por Covid-19, o estudo aponta que a principal causa de mortalidade por SRAG entre os idosos é a doença, seguida pela influenza A. “É muito importante que todos os idosos e pessoas dos grupos de risco busquem o posto de saúde e se vacinem contra a Covid-19”, ressaltou a pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe Tatiana Portella.
“Em relação às recomendações, é importante sempre usar máscaras em locais fechados com maior aglomeração de pessoas e dentro dos postos de saúde. Para as pessoas que moram em estados da região Norte com aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, é também importante lembrar que já começou a campanha de vacinação contra a influenza A. Então todas as pessoas elegíveis a tomarem essa vacina devem buscar vacinar contra o vírus”, orienta a pesquisadora.
Prevalência de casos e situação nacional
Nas últimas quatro semanas, a prevalência entre os casos positivos foi de 13% para influenza A; 5% para influenza B; 7% para VSR; 31,7% para rinovírus; e 34,6% para Sars-CoV-2 (Covid-19). Entre os óbitos, a prevalência entre os casos positivos foi de 18,1% para influenza A; 4,4% para influenza B; 0,8% para VSR; 7,2% para rinovírus; e 61,9% para Sars-CoV-2.
No ano epidemiológico 2024, já foram notificados 134.748 casos de SRAG, sendo 64.538 (47,9%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 54.939 (40,8%) negativos, e ao menos 8.079 (6%) aguardando resultado laboratorial. Dados de positividade para semanas recentes estão sujeitos a grandes alterações em atualizações seguintes por conta do fluxo de notificação de casos e inserção do resultado laboratorial associado. Dentre os casos positivos do ano corrente, 18,2% são influenza A; 0,9%, influenza B; 39,3%, VSR; 24,2%, rinovírus; e 18,7%, Sars-CoV-2 (Covid19).
*Com informações da Fiocruz