Notícias

Profissionais que vão atuar no primeiro abrigo municipal para idosos são capacitados

Equipamento público vai atender idosos em situação de vulnerabilidade social

Por Assessoria 25/07/2024
Profissionais que vão atuar no primeiro abrigo municipal para idosos são capacitados
Capacitação foi oferecida pela Prefeitura de Maceió (Foto: Cortesia/Assessoria)

Servidores que vão trabalhar na Cidade da Pessoa Idosa, primeiro abrigo municipal para idosos em situação de vulnerabilidade social, participaram de uma capacitação, nesta quinta-feira (25), no auditório da Vigilância Sanitária de Maceió, em Jaraguá. A qualificação será concluída no próximo dia 2 de agosto.

A ação visa capacitar os profissionais que vão atuar na Cidade da Pessoa Idosa, sobre questões relacionadas com a assistência e atenção ao idoso com ou sem dependência funcional para ampliar as linhas de cuidado. O novo equipamento da Prefeitura de Maceió vai funcionar na Praça Ciro Aciole, nº 2, na Ponta Grossa.

A iniciativa contou com uma programação com diversos palestrantes que abordaram a importância da qualificação do serviço para a população idosa maceioense. “Envelhecer com dignidade é um direito de todos os cidadãos. É importante ter uma perspectiva de como você se enxerga na velhice e quais condições seriam necessárias para condução, e a partir disso discutir e trazer melhorias para o serviço”, pontuou a assistente social Jonorete de Carvalho, uma das palestrantes.

O serviço de acolhimento Institucional vai atender pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, na modalidade Instituição de Longa Permanência - serviço que integra a Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas).


Cidade da Pessoa Idosa

A Cidade da Pessoa Idosa é o primeiro serviço de acolhimento institucional de caráter público de longa permanência do estado de Alagoas. Dentro dos próximos meses, começará a receber os primeiros idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade social e risco social do município de Maceió.

Com um ambiente ideal para pessoas idosas, ambiente físico totalmente novo, com área de convivência, espaço para práticas religiosas, garantindo a liberdade de crença, atividades de lazer e integração, fisioterapia, terapia ocupacional, atendimento médico, assistência social, psicologia e acessibilidade, garantindo os direitos constitucionais da população idosa de Maceió em vulnerabilidade social.