Notícias
“A Natureza do Amor”, filme que desbancou “Oppenheimer” no César Awards, chega aos cinemas no dia 25 de abril
“A Natureza do Amor”, escrito e dirigido por Monia Chokri, conta a história de Sophia, uma professora de 40 anos, que mantém um relacionamento longo, estável e conformado com Xavier. A vida dela vira de cabeça para baixo quando conhece Sylvain, que está reformando sua nova casa de campo. Ela começa a se envolver com ele, e diversas dúvidas e questionamentos vêm à tona. Ela vem de uma família rica, enquanto ele vem de uma família de trabalhadores braçais. Dessa maneira, Sophia questiona seus próprios valores após se entregar aos seus impulsos românticos.
O filme fez parte da seleção Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2023, e no Brasil, teve sua primeira exibição no Festival do Rio. O grande destaque para “A Natureza do Amor”, veio quando o filme foi indicado na categoria de Melhor Filme Internacional no César Awards, a premiação de cinema mais prestigiada da França. Sua validação oficial veio quando, em meio a concorrentes como “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, “Dias Perfeitos”, de Win Wenders e “Folhas de Outono”, de Aki Kaurismäki, o filme de Chokri surpreendeu a todos e levou para casa o prêmio. A diretora, incrédula de sua conquista, pediu desculpas a Christopher Nolan enquanto fazia seu discurso: “Eu sinto muitíssimo, Sr. Nolan”.
Monia Chokri, natural do Québec, no Canadá, começou sua carreira como atriz, e hoje atua também como diretora e roteirista. Estrelou em filmes de Xavier Dolan, como “Amores Imaginários” e “Laurence Anyways”, e tem “A Natureza do Amor” como seu terceiro longa-metragem. Já lançou anteriormente os filmes “Babysitter” (2022) e “A Brother’s Love” (2019), sendo este último também exibido no Festival de Cannes.
Coincidentemente, a estrela de “A Natureza do Amor”, Magalie Lépine-Blondeau, também atuou nos filmes de Xavier Dolan em que Monia esteve presente, mas parte de sua carreira também foi dedicada à televisão, onde atuou em mais de 10 séries de TV no Canadá, sendo considerada uma estrela local. Já seu parceiro de cena, Pierre-Yves Cardinal, é também um premiado ator canadense, e presente também no círculo de Dolan, onde atuou em papéis de destaque nos filmes “Tom na Fazenda” (2013) e “Mommy” (2014), vencedor do Prêmio do Júri de Cannes.
O QUE DIZ A CRÍTICA
“Um deleite sexy e engraçado” - Variety
“Centraliza de forma revigorante a experiência da mulher adúltera, de um jeito ricamente cômico. Um filme delicioso com um elenco impecável.” - Variety
“Um retrato hábil, sexy e ligeiramente rancoroso da paixão romântica em um ambiente do mundo real” – Screen
“Uma paixão potente, extremamente física e avassaladora, que é consumada em algumas cenas de sexo mais entusiásticas e persuasivas dos últimos anos.” – Screen
“Um dos filmes mais engraçados do ano” - Ecran Large
“Esta comédia delicada é puro prazer!” – Elle
SOBRE A DISTRIBUIDORA
Distribuidora presente no Brasil há mais de 35 anos , a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema, tendo lançado mais de 600 filmes no Brasil.
A distribuidora tem em seu catálogo realizações de consagrados diretores internacionais e nacionais, e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza, Toronto e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision foi a responsável por introduzir no Brasil cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos, como o Movimento Dogma 95 e o cinema iraniano.
FICHA TÉCNICA
Título original: Simple Comme Sylvain
Direção: Monia Chokri
Roteiro: Monia Chokri
Produção: Nancy Grant, Sylvain Corbeil
Direção de fotografia: André Turpin
Direção de arte: Kimberley Thibodeau
Música: Émile Sornin
Montagem: Pauline Gaillard
Figurino: Guillaume Laflamme
Gênero: Comédia Romântica
País: Canadá
Ano: 2023
COR
Tempo: 110 min
Classificação: A definir
Elenco: Magalie Lépine Blondeau, Pierre-Yves Cardinal, Francis-William Rhéaume, Monia
Chokri
SINOPSE
Sophia, uma professora de 40 anos, mantém um relacionamento longo, estável e conformado com Xavier. A vida dela vira de cabeça para baixo ao conhecer Sylvain, que está reformando sua nova casa de campo. Ela vem de uma família rica, enquanto ele vem de uma família de trabalhadores braçais. Sophia questiona seus próprios valores após se entregar aos seus impulsos românticos. Os opostos se atraem, mas eles podem ser duradouros?