Notícias

Apenas 14% do público-alvo se vacinou contra a influenza, em Maceió

Por Redação 18/04/2024
Apenas 14% do público-alvo se vacinou contra a influenza, em Maceió
(Foto: Brasília (DF), 06/06/19. Vacinação contra gripe - influenza + h1n1. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles)

Apenas 14% do público-alvo se vacinou contra a influenza, em Maceió, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgados nesta quarta-feira (17). A campanha de vacinação começou há cerca de 20 dias e está a pouco mais de um mês para encerrar.

Segundo a SMS, o percentual de 14,06% é correspondente a 40.453 doses aplicadas em Maceió. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários até o dia 31 de maio, dia em que é finalizada a Campanha Nacional de Imunização.

A coordenação de Imunização do município de Maceió reforça o quanto essa medida é necessária para evitar consequências mais graves decorrentes da doença, como internações, complicações e óbitos. Com a proximidade do inverno, período de maior incidência da doença, a SMS alerta para a maior necessidade de vacinação.

“A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alto grau de transmissão. Por isso, a vacinação anual é nossa melhor estratégia para promover a imunidade das pessoas, especialmente nesse período de maior circulação do vírus Influenza”, reforça a coordenadora de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.

Em Maceió, as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária), no CAT Praia (Ponta Verde) e nas ações dos programas Saúde da Gente e Brota na Grota.

A vacinação de 2024 é trivalente e sua formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A coordenadora de Imunização lembra que a aplicação da vacina é contra indicada apenas para pessoas que apresentaram reação severa (anafilática), ao se imunizarem em campanhas anteriores.

“Em algumas situações é recomendado o adiamento da vacinação até a melhora do quadro de doenças febris agudas, moderadas ou graves e casos confirmados de Covid-19”, explica Eunice, ao lembrar que as pessoas devem levar seu cartão de vacinação quando se dirigirem até um dos locais para se imunizar.

Os estudantes da área da saúde que estejam realizando estágio em instituições de saúde também serão contemplados mediante apresentação de Termo de Compromisso de Estágio ou declaração da instituição de saúde a qual está vinculado.

As pessoas em situação de rua, cuidadores familiares e indígenas poderão ser vacinados mediante preenchimento de autodeclaração.

Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para que a equipe faça a vacinação na residência. O contato deve ser feito pelo telefone (82) 3312-5589 ou através do e-mail [email protected].

Recomendações


Para o público que já apresentou sinais de alergia após a ingestão de ovo, a vacina deve ser administrada em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves, sob supervisão médica, preferencialmente.

Nesses casos, a vacinação deve ser agendada com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), situado no Ambulatório do Hemoal (Trapiche), pelo telefone (82) 3315-2983 ou através do e-mail [email protected], anexando o exame de sangue IgE específico para componentes do ovo dos últimos três meses.

*Com SMS.

Tags