Notícias

Passe Livre gera economia e muda a realidade de estudantes residentes em Maceió

Em 2023, foram mais de 10,5 milhões de embarques

Por Assessoria 15/02/2024
Passe Livre gera economia e muda a realidade de estudantes residentes em Maceió
Em 2023, o número de embarques superou 10,5 milhões. (Foto: Assessoria)

O Passe Livre estudantil é um dos grandes avanços da gestão de Maceió relacionado ao transporte público. Proporcionar aos estudantes residentes em Maceió a possibilidade de se deslocar nos ônibus sem precisar pagar passagem traz inúmeros benefícios aos alunos das redes pública e particular.

A medida foi um compromisso do prefeito JHC, colocado em prática ainda em 2021 inicialmente com estudantes de Maceió, mas que foi ampliado para os alunos e alunas residentes na Capital e que estudam na Região Metropolitana, como por exemplo, em instituições de Rio Largo e Marechal Deodoro.

Em 2023, o número de embarques superou 10,5 milhões. 186 vezes o número de matrículas na rede municipal de Maceió, que em 2023 foi de 54.200 mil alunos. Já em 2022, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) registrou 8.612.299 milhões de usos.

“O Passe Livre com o cartão Vamu Escolar é um passo enorme para nós, estudantes. Temos os 44 embarques garantidos pela Prefeitura todos os meses e mesmo quando esses embarques são utilizados, por idas a curso ou a algum evento, podemos recarregar o cartão e pagar meia para o acesso”, conta Catarina Tenório, estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). “Pra mim é um dos grandes avanços feitos pelo prefeito JHC até agora”, concluiu.

Outro ponto importante é a economia. Com o Passe Livre, foi percebido um aumento no valor economizado pelos estudantes. Juntos, os usuários do Vamu Escolar economizaram mais de R$ 18.8 milhões até novembro de 2023. Durante todo o ano de 2022, a economia foi de R$ 14.4 milhões.

Milena Medeiros, também aluna da UFAL, relata que o programa é muito importante, pois por morar distante da instituição, tem a chance de utilizar a gratuidade para sua locomoção para a aula e também para eventos na cidade. “Consigo fazer o meu deslocamento para as aulas sem custo e para além da universidade, posso ir à eventos como fiz na última Bienal, o que abre ainda mais portas para nós”, contou Milena.

André Costa, diretor-presidente do DMTT, destaca a importância do Passe Livre para a inclusão dos estudantes. “Poder proporcionar aos estudantes a chance de irem até suas escolas e faculdades sem precisar pagar passagem tem muito do valor econômico, sim, para essas famílias. Mas tem também muito da parte inclusiva. Você coloca o aluno em sala, você coloca o jovem nos eventos, você movimenta aqueles que hoje buscam um futuro melhor”, disse o titular do órgão municipal.

Tags