Notícias

Fiscalização flagra uso de receitas falsificadas para compra de remédios controlados em Maceió

Farmácias e drogarias devem ficar atentas aos documentos e impedir crimes

Por Redação* 30/01/2024
Fiscalização flagra uso de receitas falsificadas para compra de remédios controlados em Maceió
Fiscalização notou diferenças em documentos (Foto: (Foto: Cortesia/Assessoria))

A fiscalização da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) flagrou diversas receitas falsificadas em para a compra de medicamentos controlados durante uma vistoria pela capital alagoana. O flagrante ocorreu nesta terça-feira (30) e serviu como um alerta para os donos de farmácias e drogarias, pois esse tipo  de conduta é considerado crime e pode prejudicar a população que necessita desses remédios.

Segundo informações do órgão, uma das receitas apresentava dados incorretos e assinaturas diferentes, quando se comparado com outro documento verdadeiro. O chefe especial da Visa, Airton Santos, explicou como ocorreu a constatação das receitas adulteradas e, ainda, ressaltou que tal prática representa um alto risco sanitário à saúde da população maceioense.

“A constatação ocorreu durante o recebimento do Mapa do Consolidado das Prescrições de Medicamentos, documento obrigatório apresentado mensalmente ao órgão sanitário pelos estabelecimentos farmacêuticos, conforme preconizado pela portaria nº 344/1998, do Ministério da Saúde. A prática, que representa um grave risco sanitário, pode ocasionar sérios problemas de saúde pública”, afirmou.

Capacitação

Diante da averiguação, a Vigilância Sanitária de Maceió irá realizar uma capacitação, na próxima sexta-feira (02), na sede do órgão em Jaraguá, para funcionários, proprietários e responsáveis técnicos das redes de farmácias de Maceió para orientá-los a identificar possíveis sinais de falsificação dos receituários.

*Com informações da assessoria

Tags