Notícias
MDB de Maceió suspende filiação de cinco vereadores
Rafael Brito confirma que suspensão é decorrente de não haver apoio à CEI da Braskem
Estão suspensas a filiações dos vereadores do MDB de Maceió que não assinaram requerimento para a instalação da Comissão Especial de Investigação (CEI), na Câmara de Vereadores, proposta por Teca Nelma (PSD). A afirmação é do deputado federal Rafael Brito (MDB), que é presidente do diretório municipal.
O parlamentar tem cobrado dos vereadores filiados ao MDB uma postura de oposição à gestão do prefeito JHC (PL), em Maceió. No final do ano passado, Rafael Brito declarou que os parlamentares deveriam assinar o documento para instalação da CEI da Braskem. Quem não assinasse, ressaltou Rafael Brito, seria punido pela legenda.
“Eles [os vereadores] vão ter que prestar contas com a sociedade, e não comigo ou com o MDB, mas com a população no período eleitoral. O MDB já suspendeu a filiação partidária daqueles que não assinaram e a vida segue em frente. Eles tomaram a decisão deles e a sociedade tomará a sua decisão nas eleições de outubro”, reforçou.
Rafael Brito não citou os nomes dos vereadores que estão com a filiação suspensa do MDB, no entanto é possível saber que apenas dois deles assinaram a CEI da Braskem, sendo um deles Zé Marcio Filho e o outro, Fernando Hollanda. Os demais – Brivaldo Marques, Luciano Marinho, Galba Netto, Chico Filho e Olivia Tenório –, estão com a filiação suspensa, conforme decisão do MDB Maceió.
O deputado federal voltou a lamentar o fato de os vereadores não terem assinado o documento para criação da CEI. “É muito triste que mesmo com a operação da Polícia Federal, com a visita do CNJ [Conselho Nacional de Justiça] que ainda este mês de janeiro virá a Maceió para uma Correição Extraordinária em diversos órgãos de fiscalização e controle de Alagoas, sobre o caso Braskem e seus desdobramentos, com a CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] do Senado e processos contra esse acordo da Prefeitura com a mineradora, que mesmo com tudo isso, os vereadores não assinem a CEI”.
Rafael Brito disse ainda que os vereadores que não assinaram o requerimento, devem prestar contas com a sociedade.
A Tribuna tentou contato com alguns vereadores do MDB, como Olívia Tenório e Chico Filho, para comentar o assunto, mas até o fechamento desta edição, não houve retorno. Também não houve êxito no contato com os demais parlamentares.
A assessoria de imprensa da vereadora Teca Nelma confirmou que a CEI continua com apenas sete assinaturas, mas são necessárias nove para a abertura a Comissão. Os vereadores que assinaram são: a própria Teca Nelma; o vereador Joãozinho (PSD); Zé Márcio Filho (MDB); Dr. Valmir (PT); Kelmann Vieira (MDB); Fernando Hollanda (MDB) e Gaby Ronalsa (MDB).