Notícias

Alurb mantém mais de 350 garis e recicladores na limpeza do Festival Verão Massayó

Máquina que tritura garrafas de vidro é a novidade do evento, que ainda conta com a lixeira gigante

Por Assessoria 14/01/2024
Alurb mantém mais de 350 garis e recicladores na limpeza do Festival Verão Massayó
Máquina que tritura vidro foi a novidade levada pela Alurb para o Verão Massayó. (Foto: Jonathan Lins)

Para o Festival Verão Massayó, um dos eventos mais aguardados pelos maceioneses, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) está atuando com uma programação especial para a limpeza urbana. Ao todo, mais de 350 profissionais estão envolvidos nos serviços que mantém o evento limpo e confortável para quem foi aproveitá-lo.

Além dos garis, que cuidam da limpeza durante os shows, as cooperativas parceiras da Prefeitura, Cooplum, Coopvila, CoopMundaú, Cooprel Benedito Bentes e Cooprel Antares, também fizeram parte dos serviços, coletando recicláveis e dando a destinação correta para eles, gerando renda extra para mais de 160 famílias de cooperados.

A diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Alurb, Kedyna Tavares, ressaltou a importância da coleta seletiva pelas cooperativas que recolhem todo o material reciclável, gerando emprego e renda para as familias de cooperados.

"Além de fazer um trabalho de conscientização ambiental com a lixeira gigante e com a máquina de vidro, onde a gente coloca a garrafa de vidro e em segundos ela se transforma em areia que vai ser usada na fabricação de intertravados e tijolos para obras da Prefeitura", destacou.

Anita Wanderley da Silva, que trabalha na cooperativa de material reciclado há mais de 3 anos, destacou a importância do cuidado com o meio ambiente. “É muito importante esse cuidado com o nosso meio ambiente. Uma iniciativa muito boa que também gera emprego e renda pra gente”.

Trabalhando com reciclagem, Anita comemora a renda extra e a contribuição com o meio ambiente. (Foto: Jonathan Lins)

Dona Anita contou ainda que trabalhava com sururu, mas acabou tendo que mudar de área. “O sururu começou a sumir, ficou muito difícil trabalhar assim, daí resolvi mudar de área e aqui estou. Só tenho a agradecer”. O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, fala sobre a atuação dos agentes de limpeza durante a festa.

"Preparamos algo especial para este mega evento. Nossos garis estão atuando durante e depois de cada dia de atrações, garantindo sempre um lugar agradável e limpo para quem está frequentando", disse.

Após cada dia de evento, a Alurb faz a higienização do ambiente de shows com o apoio de caminhões pipa. Além disso, compactadores realizam o transporte do lixo coletado para o aterro sanitário.

O gari Marcos Corrêa trabalha na limpeza, mas disse que dá para se divertir trabalhando. (Foto: Jonathan Lins)

Marcos Corrêa, que trabalha na limpeza do Jaraguá, destacou que consegue fazer suas atividades e ainda se diverte. “Mais um ano trabalhando com muita alegria nessa festa tão bonita. Da pra limpar e se divertir, é muito massa”.

Lixeira Gigante

Sucesso no Verão Massayó do ano passado, a Lixeira Gigante está de volta com o objetivo de educar ambientalmente a população no momento de diversão. Ao participar da brincadeira, as pessoas tentaram acertar a abertura e realizar o descarte correto de recicláveis na lixeira. Após o êxito, os participantes ganharam brindes.

"A lixeira é uma maneira de misturar a educação ambiental com brincadeiras lúdicas, que ensinam o cidadão como fazer o descarte do seu material de forma correta", afirmou Teófilo.

Novidade


Com a chegada do verão, as praias de Maceió se mostraram um dos destinos mais procurados do país. Pensando nisso, a Autarquia trouxe uma nova tecnologia, que será inaugurada no Festival Verão Massayó, capaz de transformar uma garrafa de vidro em areia em apenas 3 segundos. Com isso, a Prefeitura evita que diversas toneladas do material sejam destinadas ao aterro, aumentando a vida útil do local.

Máqiina transforma garrafas de vidro em areia em poucos segundos.. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Máquina transforma garrafas de vidro em areia em poucos segundos. (Foto: Jonathan Lins)

"Estamos sempre em busca da sustentabilidade. Trouxemos para a capital uma máquina capaz de transformar vidro em areia em poucos segundos, evitando que esse material seja misturado aos outros que vão para o aterro. Dessa forma, reduzimos os custos e seguimos no caminho do desenvolvimento sustentável, economia circular e a logística reversa", completou o diretor-presidente.

Tags