Notícias
“Gata Leiteira”: Polícia Militar e Equatorial realizam operação de combate ao furto de energia em fazenda localizada no município de Delmiro Gouveia
Unidade já havia sido autuada pela mesma irregularidade em 2020; Distribuidora estima que energia perdida seria suficiente para abastecer mais de 50 residências durante um mês
Uma operação conjunta de combate ao furto de energia, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), em parceria com a Equatorial Alagoas, autuou, nessa quarta-feira (10), uma fazenda de criação de gado de leite localizada no município de Delmiro Gouveia. Durante as diligências, que foram realizadas pelo 9º Batalhão de Polícia Militar, uma pessoa foi conduzida até o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) para os trâmites legais cabíveis.
De acordo com informações repassadas pela equipe técnica de inspeção da Distribuidora, a ação, que recebe o nome de “Gata Leiteira”, constatou que a fazenda utilizava um transformador ligado de forma clandestina à rede elétrica da Equatorial, que tinha como objetivo o abastecimento de um tanque de resfriamento de leite, quatro motores e a utilização de toda a fazenda.
Após verificação, foram realizados procedimentos de regularização da unidade e registrado boletim de ocorrência por furto de energia. A mesma fazenda já havia sido autuada também por desvio ainda em fevereiro de 2020. A Equatorial estima uma perda de mais de 8.000 kWh/mês, energia suficiente para atender mais de 50 residências durante um mês inteiro.
Penalidades para os infratores
O furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, reforça-se a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos.
Como denunciar?
As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo número 0800 082 01 96, ou pelo endereço: www.equatorialenergia.com.br na aba “Quero denunciar uma fraude”.