Notícias

Alagoas tem crescimento de 27% na venda de motocicletas em 2023

Por 7Segundos 06/01/2024
Alagoas tem crescimento de 27% na venda de motocicletas em 2023
Venda de motocicletas crescem em Alagoas (Foto: (Foto: Repodução))

As vendas de motos fecharam 2023 com um expressivo crescimento de 16,1%, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (4) pela Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave), a associação das concessionárias.

Em Alagoas foram vendidas ao longo do ano passado, 9.308 motos, um acréscimo de 27,7% em relação ao ano de 2022, quando foram vendidas 7.288.

A desaceleração do mercado no último trimestre do ano passado refletiu as dificuldades de recebimento de peças e escoamento da produção, em razão da seca severa que restringiu o transporte de cargas pelo rio Amazonas e seus afluentes até o porto de Manaus, onde estão as maiores montadoras de motocicletas do país.

Veículo é mais econômico

Com relação ao consumo de combustível, as motocicletas são mais econômicas se comparado a carros. Em valores nominais, o consumidor pode ter uma economia de até R$ 1,37 por litro, dependendo do local em que abasteça. 

“Temos observado muitas pessoas migrando do carro para o segmento de duas rodas. Além disso, as motos já se consolidaram como instrumento de trabalho, como serviços de entrega. As motocicletas dos subsegmentos city e scooter representam 76% do mercado, no acumulado de 2022, enquanto, em 2021, a participação era de pouco mais de 73%” , explica o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, José Maurício Andreta Jr.

Tags