Notícias

Maioria das praias no Litoral Sul estão improprias para banho, aponta análise do IMA

Dos 20 pontos analisados em Maceió, apenas dois foram considerados de má qualidade

Por Redação* 06/01/2024
Maioria das praias no Litoral Sul estão improprias para banho, aponta análise do IMA
(Foto: Quase quatro mil toneladas de resíduos foram recolhidas nas praias de Maceió em seis meses. (Foto: Itawi Albuquerque))

Um novo boletim de analises do Instituto do Meio Ambiente (IMA) mostrou que 89% das praias e rios em Alagoas estão impróprias para banho. O órgão fez um levantamento geral em 66 pontos e as amostras de água apontaram que pelo menos 59 locais apresentam acúmulos de bactérias prejudiciais a saúde marinha e humana.

Segundos os técnicos ambientais, no litoral sul, o resultado das análises aponta que 22 áreas estão aptas para banho e apenas uma, situada a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, deve ser evitada pelos banhista. Isto representa um percentual de 95,7% de praias próprias para banho na região sul de Alagoas

As coleta das amostras foram analisadas entre os dias 02 e 03 de janeiro desde a praia de Pontal do Peba até Maragogi. Após a avaliação, sete trechos foram considerados inadequados para banho e 59 liberados aos banhistas.

Já em Maceió, a maioria das praias está com boa qualidade da água. Dos 20 pontos analisados, apenas dois, localizados na praia de Jatiúca, na Av. Álvaro Otacílio, entre as Avenidas Antônio de Barros e Empresário Carlos da Silva Nogueira, e na Foz do Rio Pratagy, na Ponte AL 101 Norte, foram considerados impróprios. No litoral norte, quatro áreas estão inadequadas para banho.


*Com informações do Alagoas24h

Tags