Notícias
Criança de 1 ano morre de meningite pneumocócica em Arapiraca
Uma criança de um ano e três meses morreu de meningite pneumocócica, na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Noel Macedo, em Arapiraca. O caso foi registrado na segunda-feira (1º) e confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o Alerta Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Arapiraca, a criança, do sexo masculino e residente do Sítio Fernandes, estava com situação vacinal atualizada de acordo com a idade dela.
A mãe do menino o levou para a Upa no dia 31 de dezembro, apresentando sintomas como febre, vômito, falta de apetite e um "chiado" no peito percebido desde o dia 30 de novembro.
A criança foi atendida e liberada, retornando por volta de 00h40 do dia 1º. O boletim médico apontou que, na segunda ida à Upa, os pais relataram que o filho estava em crise de convulsão há 20 minutos. O menino estava em estado grave, desacordado e com inchaço na moleira.
Em seguida, foi "realizado contato via telemedicina e administradas medicações conforme fluxo estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas para suspeita de meningite em crianças, sendo acionado Samu para suporte, porém a criança evoluiu para óbito às 3:15h", informou o órgão municipal.
O corpo foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito de Alagoas nessa segunda-feira (1). Nesta terça (2), o exame confirmou que a criança tinha meningite pneumocócica.