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Em menos de 24h, BRK restabelece distribuição de água em bairros atendidos pelo Pratagy

Sistema, operado pela Casal, foi paralisado na madrugada desta quinta-feira (21) por falta de energia

Por Assessoria 29/12/2023
Em menos de 24h, BRK restabelece distribuição de água em bairros atendidos pelo Pratagy
O abastecimento de água foi reestabelecido em menos de 24h (Foto: Reprodução/ Internet)

A BRK retomou o abastecimento de água dos 18 bairros atendidos pelo Sistema Pratagy – operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) – em menos de 24 horas após as falhas de energia que afetaram a produção, de responsabilidade da estatal. O tempo, considerado recorde, é um reflexo de todas as medidas operacionais que a concessionária vem adotando desde que assumiu a operação no estado.

Segundo Wilson Bombo, diretor operacional da BRK em Alagoas, episódios como esse demonstram a melhora significativa da empresa no domínio da distribuição de água. “Nós estamos aqui há apenas 2 anos. Antes, em casos assim, o tempo estimado para o retorno total do abastecimento era de 48 a 72 horas. Dessa vez, conseguimos reverter a situação de forma eficiente em menos de 24 horas”, explicou.

A falta de energia elétrica que afetou o sistema produtor de água ocorreu por volta da 1h da madrugada desta quinta-feira (21). No entanto, os reservatórios da BRK continuaram funcionando de forma “autônoma” até às 7h da manhã.

Às 9h30, os reparos realizados pela Equatorial foram concluídos e a produção da Casal foi retomada. Em seguida, a água começou a pressurizar a rede da BRK. Por volta das 16h, 80% dos pontos de distribuição já estavam normalizados. Às 20h, toda a operação da empresa foi regularizada.

Entre as iniciativas promovidas pela concessionária, diretamente responsáveis para que resultados como esse sejam alcançados, estão o monitoramento online do sistema de distribuição (com a instalação de mais de 200 sensores de vazão e pressão); a instalação de válvulas automáticas de controle dos reservatórios; o início das obras de setorização; a redução das perdas por meio de reparos contínuos na rede e a identificação de fraudes, que diminui os índices de furto de água.

De acordo com Bombo, a tendência é que esse tipo de agilidade na recuperação seja cada vez mais frequente. “Sabemos que temos muitos desafios pela frente, mas estamos muito focados em atingir a excelência nos serviços prestados pela empresa. Em 2024 esses números só tendem a melhorar. A BRK está 100% comprometida”, finalizou.

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