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Equatorial faz alerta sobre os riscos e perigos com a rede elétrica no manuseio de fogos de artifícios durante celebrações de Ano Novo
Distribuidora pede cautela na utilização de artefatos que podem provocar acidentes graves e comprometer o fornecimento de energia elétrica
A virada do ano se aproxima e com isso muitos alagoanos já estão se preparando para as festas de réveillon e para soltar os famosos fogos de artifícios e foguetes para comemorarem a chegada do novo ano. No entanto, os explosivos pirotécnicos exigem certos cuidados em seu manuseio para evitar acidentes e situações de falta de energia.
De acordo com o executivo de segurança da Equatorial Alagoas, Bruno Pimentel, o primeiro ponto de atenção hora de manusear os artefatos é manter a distância e jamais fazer o uso dos fogos e rojões em direção aos postes e fios da rede elétrica.
“Além de ocasionar a interrupção do fornecimento de energia para as unidades consumidores, a ocorrência pode ser ainda mais grave provocando acidentes. Ninguém quer ficar sem energia justamente na virada de ano, então todo cuidado e atenção são necessários para garantir a celebração com segurança, qualidade e tranquilidade”, pontuou o especialista.
“Outra recomendação é que não se deve tocar e nem tentar retirar qualquer objeto que esteja preso a rede. Somente os profissionais da Equatorial Alagoas estão capacitados para intervir na rede elétrica e que qualquer intervenção indevida pode ocasionar prejuízos ainda maiores”, complementou o executivo de segurança.
Bruno ressalta ainda, que todos os itens só podem ser manuseados por adultos, seguindo as orientações de segurança do fabricante estampadas na embalagem, sempre optando por comprar produtos com certificado de garantia e qualidade.
Como proceder em caso de acidentes?
- Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;
- Jamais tocar em fios partidos;
- Acionar imediatamente a Equatorial Alagoas através da Central de Atendimento no 0800 082 0196.
Vale lembrar, que no momento da abertura do chamado é fundamental que o cliente tenha em mãos a conta contrato do imóvel que se encontra destacado em um retângulo de cor laranja, localizado no canto superior direito da conta de luz. É importante também que o cliente anote o número de protocolo gerado em todo atendimento, porque ele permite acompanhar as solicitações depois de registradas.
Os clientes de média e alta tensão possuem um canal de atendimento exclusivo. O registro de serviços emergenciais como falta de energia deve ser feito por meio do telefone 0800 082 0196.