Notícias
Alagoas já registrou quase 5 mil casos de Covid-19 em 2023
Responsável pelo monitoramento e controle dos casos de Covid-19 em Alagoas, o Comitê Técnico Científico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reuniu gestores, técnicos estaduais e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), nesta quarta-feira (20), para a avaliação do quadro epidemiológico da doença no estado.
Este ano, de janeiro até agora foram registrados 4.865 casos e 86 óbitos. Na última semana epidemiológica foram confirmados 331 casos e cinco óbitos.
Conforme o último Boletim Epidemiológico divulgado na terça-feira (19) pela Sesau, desde o início da pandemia da Covid-19 até agora foram confirmados 341.950 casos da doença em Alagoas, com 7.312 óbitos.
Na reunião foi enfatizada a necessidade de reforçar junto à população a importância da atualização do calendário vacinal, especialmente em idosos. Isso porque, conforme o chefe do Gabinete de Combate à Covid-19, infectologista Renee Oliveira, a faixa etária a partir dos 60 anos é mais vulnerável a desenvolver casos mais graves da doença.
"É importante que todos estejam com o seu calendário vacinal atualizado. Os jovens, porque podem ser assintomáticos e transmitir aos idosos, e estes, porque correm mais risco de apresentar um quadro clínico mais grave e que necessita de internação, devido a doenças pré-existentes”, explicou o infectologista.
Além da vacinação, a população idosa deve adotar comportamentos seguros, especialmente nas festas de fim de ano. “É uma época de encontro de amigos e familiares e os idosos devem usar máscara e evitar grandes aglomerações durante as confraternizações”, ressaltou Renee Oliveira.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, lembrou que o Governo de Alagoas segue vigilante e atuando para garantir assistência às pessoas que contraírem a Covid-19. E enfatizou que a população deve fazer a sua parte, seja se vacinando ou adotando as medidas não farmacológicas.
“Nossos técnicos estão sempre monitorando o surgimento de novos casos e acompanhando a evolução da doença. O povo alagoano pode aproveitar suas festas, observando sempre as dicas de segurança e levando os idosos para serem vacinados de forma preventiva, uma vez que os imunizantes são eficazes e cientificamente testados e aprovados”, destacou Gustavo Pontes de Miranda.
Ainda com relação às medidas de prevenção, Renee Oliveira salientou que as pessoas com sintomas gripais devem utilizar máscara ao procurar atendimento nos serviços de saúde. Recomendação que também deve ser seguida à risca pelos profissionais de saúde, que devem utilizar todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, gorros e máscaras.