Notícias

No Trakto Show, prefeito Renato Filho destaca alcance de startups financiadas pela Prefeitura: “Transformação social”

Prefeitura de Pilar oficializou repasse de R$ 435 mil para nove empresas; financiamento vai garantir implantação de produtos inovadores e fomentar a educação empreendedora no município

Por Ascom Pilar 17/12/2023
No Trakto Show, prefeito Renato Filho destaca alcance de startups financiadas pela Prefeitura: “Transformação social”
Trakto Show (Foto: Foto: Ascom Pilar)

A noite desse sábado (16) foi mais que especial para as startups do Inova Pilar Expert, programa criado para fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras. No palco principal do Trakto Show 2023, em Maceió, o prefeito de Pilar, Renato Filho, assinou os nove contratos de subvenção econômica para as startups selecionadas após meses de capacitações e mentorias do Hub Senai de Inovação e Tecnologia, parceiro do programa. Agora, cada empreendedor já pode desenvolver seu produto e testá-lo no município.

Durante a celebração dos contratos, perfazendo um investimento de R$ 435 mil, o prefeito Renato Filho participou de uma roda de conversa com três dos nove empreendedores, que apresentaram soluções para os desafios da cidade em três áreas: educação, saúde e meio ambiente. Outro detalhe é que todas as startups terão que executar ações de educação empreendedora nas escolas de ensino fundamental do município, além de publicar um artigo em revista científica ou em evento de natureza técnico-científico, como consta em edital.

O Inova Pilar Expert é um desdobramento do Pilar Startup Challenge, competição realizada no ano passado, no mesmo Trakto Show. A iniciativa fez de Pilar o primeiro município do interior do Nordeste a desenvolver programa dessa natureza, um verdadeiro marco no ecossistema de inovação regional e nacional, como atesta o prefeito: “O Pilar está sendo o município do interior precursor na interiorização da inovação. E fazendo o uso do tripé inovação, empreendedorismo e transformação social. Esse é o caminho”.

“Nós sempre acreditamos que a pesquisa, a ciência, a inovação e a tecnologia podem mudar a vida das pessoas. E foi por isso que surgiu o Inova Pilar, para aprimorar a prestação dos serviços públicos, tornando-a mais ágil e eficiente. Com o programa, transformamos o nosso município em um verdadeiro laboratório de ideias. Nesse sentido, é importante também que outros gestores abracem esse modelo, para que possamos validar mais startups alagoanas”, discursou o prefeito, destacando também o fato de cada startup do Inova Pilar deter a propriedade intelectual de seus produtos e soluções.

Para ele, o incentivo ao empreendedorismo, inclusive, deve começar na escola. “A liderança e o espírito empreendedor precisam ser incentivados desde cedo. Não é à toa que, em Pilar, começamos pela educação, porque sem ela não existe desenvolvimento. Por isso é que abrimos a primeira escola pública bilingue de Alagoas e instalamos um ponto de internet na casa de cada aluno matriculado na rede municipal. É assim que construímos uma gestão humanizada e que garante perspectiva de futuro para todos, promovendo, assim, a verdadeira transformação social”, emendou Renato.

Entre os empreendedores contemplados, o sentimento era de satisfação. Idealizador da startup R3compensa, que consiste em um sistema de gestão de resíduos eletrônicos, John Garcia afirmou, durante a roda de conversa, que o programa também vai alcançar outras regiões do estado. “Os problemas de Pilar são os de outros municípios de todo o país. Por isso é que essas ideais também trarão soluções para diferentes áreas e diferentes cidades. Aplicando essas soluções em Pilar, moradores de outras regiões também serão beneficiados”, avaliou.

Já Eduardo Martiniano, criador da startup Chat Saúde, agradeceu ao prefeito Renato Filho pela iniciativa e revelou a ansiedade de já poder executar seu produto. “Já somos três sócios, e estamos muito entusiasmados porque já entramos no mercado de trabalho com um bom portifólio. O mundo está evoluindo, e com o serviço público não pode ser diferente. Por isso é que o nosso chat vai facilitar a marcação de consultas e exames, bem como o acesso aos resultados, por meio do WhatsApp, que é o aplicativo mais usado em todo o país. Ou seja, Pilar terá um braço digital para facilitar a comunicação com o paciente”, disse Eduardo.

Impacto social

Gestora do programa, a servidora Priscila Pereira, destaca que o investimento em ideias inovadoras, pesquisa, ciência, tecnologia e ambientes produtivos leva a um desenvolvimento socioeconômico diferenciado, que pensa na sociedade e no respeito ao meio ambiente. “Esse é um caminho sem volta, que acontece via a criação de um ambiente de governança forte, em que a cidade não só dependa da Prefeitura, mas onde criamos na população a capacidade de amadurecimento de se posicionar em esferas de poder e, a partir daí, temos um desenvolvimento de dentro para fora”, explicou.

“Isso faz parte da transição de um município alagoano da geografia do medo e da violência para uma geografia da inovação. Pilar hoje é um território inovador, que consegue resolver os seus problemas a partir de uma articulação de uma série de agentes e não na dependência de um único agente”, atesta a gestora do programa.

Conheça as startups

As demais startups que assinaram os contratos de subvenção econômica nesse sábado foram: Micelium - Cogumelos Medicinais, que consiste na utilização de cogumelos medicinais selecionados para compor suplementos com ações farmacológicas; CITSEC, plataforma para adequação de processos da Secretaria de Saúde, de forma a facilitar o atendimento ao usuário; Master Tech, solução de gerenciamento escolar que proporciona o controle total dos dados e em tempo real; Pilaresse, plataforma digital para manutenção em prédios e equipamentos das secretarias de saúde e educação; TRENDY, solução que faz uso do reconhecimento facial para monitorar o estudante e conferir mais segurança ao ambiente escolar; Entomofagy Socioambiental, uma biofábrica para criação e processamento de larvas de insetos, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da entomocultura; e Curamel, que desenvolveu um curativo especial para regeneração do tecido humano na cicatização de feridas crônicas, especialmente do pé diabético.

Tags