Notícias
UBS José Tenório promove ação de prevenção às ISTs no Dezembro Vermelho
Mobilização contou com palestras, testes rápidos, consultas e encaminhamentos para exames
Com o objetivo de promover conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV/Aids) e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Tenório, localizada na Serraria, promoveu, nesta quarta-feira (13), uma ação de prevenção e educação em saúde sobre a campanha Dezembro Vermelho.
Durante a mobilização, os profissionais da unidade realizaram atividades como palestras sobre a importância da realização de exames preventivos e uso de preservativos, oferta de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, consultas e encaminhamentos para outros exames.
De acordo com a diretora da UBS José Tenório, Thyone Assunção, a mobilização buscou disseminar informações aos usuários sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do HIV/Aids e outras ISTs, além de reforçar o apoio encontrado no SUS para a realização das orientações e do tratamento adequado contra tais doenças.
“O objetivo da ação foi chamar atenção para a questão das ISTs, a fim de que os usuários possam fazer os testes rápidos, exames preventivos e, se detectada alguma doença, eles terão orientação e o tratamento adequado. Se não detectado, seguiremos trabalhando na prevenção e promoção da saúde para que eles possam levar essas orientações também para a família e toda a sua comunidade”, explicou .
Ela ainda reforçou que o serviço básico de saúde também realiza o encaminhamento dos usuários à rede especializada, caso seja necessário realizar um tratamento mais complexo. “Além da oferta de consultas e exames preventivos, também fazemos o encaminhamento do usuário para as Unidades de Referência, caso este necessite de um atendimento médico especializado”, completou a diretora.
Sobre a campanha
O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.