Notícias

Nível da Laguna Mundaú não sofreu alteração depois de colapso da mina 18

Estudo é feito pela Semarh

Por Redação 14/12/2023
Nível da Laguna Mundaú não sofreu alteração depois de colapso da mina 18
Equipamento deve fornecer novos dados sobre os afundamentos do Mutange (Foto: (Foto: Divulgação/Secom Maceió))

O nível da Laguna Mundaú não sofreu alterações depois do colapso da mina 18, da Braskem, segundo um gráfico feito pelo Sistema de Informações de Recursos Hídricos de Alagoas (SIRH), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O estudo, que foi passado pelo professor Carlos Ruberto Fragoso Jr., pesquisador do Centro de Tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para TNH1, mostra a média diária em centímetros do nível da Laguna Mundaú nos últimos 30 dias.

De acordo com o gráfico, a laguna vem apresentando aumento no nível desde o último dia 6 de novembro. Uma estação de dados localizada no município de Coqueiro Seco, entre os dias 13 de novembro e 13 de dezembro, apontou que o nível continuou subindo após o colapso.

"Mesmo após a cavidade da mina 18 ter sido preenchida por um grande volume d'água, o nível da Laguna Mundaú foi recomposto de forma imediata. Essa recomposição durou poucos minutos. Isso aconteceu justamente pela conexão da Laguna com o mar. Se fosse uma lagoa, se não houvesse essa conexão, não teríamos essa recomposição imediata, e provavelmente o nível dela diminuiria", completou Carlos Ruberto.

Um outro gráfico, feito com dados colhidos do último dia 12, mostra que não houve alteração no nível da laguna em um intervalo de 24 horas, com dados, medidos a cada 15 minutos, apresentando variação considerada dentro da normalidade para o atual ciclo de maré.

Tags