Mobilidade Urbana

Terminal do Graciliano Ramos fecha para reforma no sábado (12); veja como vai ficar

Por Assessoria 10/04/2025
Terminal do Graciliano Ramos fecha para reforma no sábado (12); veja como vai ficar
Terminal do Graciliano Ramos (Foto: Cortesia/Assessoria)

O Terminal de Ônibus do Graciliano Ramos será fechado para reforma, a partir do próximo sábado (12). As linhas que atendem a região utilizarão um espaço provisório, instalado na praça que fica em frente ao equipamento, na Av. Nélson Oliveira de Menezes.

Durante a reforma, a compra de créditos dos cartões Vamu poderá ser feita na sede da Associação de Moradores do Graciliano Ramos. Os operadores também terão um espaço reservado para a permanência entre as viagens.

A instalação das tendas para os passageiros no espaço provisório começa nesta sexta-feira (11), com o atendimento no local sendo iniciado no sábado. Na próxima segunda-feira (14), os responsáveis pela obra começam a cercar o terminal.

Depois da reforma, o equipamento contará com novas áreas de embarque e desembarque, plataformas, banheiros adaptados para pessoas com dificuldades de locomoção, rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil, guichê para a compra de créditos dos cartões Vamu, espaço de vivência para os operadores, bicicletário e nova área para estacionamento dos veículos.

"A reforma é parte de uma série de intervenções feitas para melhorar o serviço aos usuários. O novo terminal do Graciliano Ramos acompanha o que fizemos no Eustáquio Gomes e no Village, dando assim mais conforto para as pessoas", destacou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

Diariamente, cerca de três mil usuários passam pelo terminal do Graciliano Ramos. O equipamento é atendido por quatro linhas, sendo três delas com ponto final (053 - Centro/Graciliano Ramos, 110 - Graciliano Ramos/ Trapiche da Barra e 707 - Graciliano Ramos/Ponta Verde); e outra como passagem (903 - Benedito Bentes/ Eustáquio Gomes).

"Os ônibus que atendem a região serão deslocados para um espaço coberto, para que possa ser feito o embarque e desembarque com segurança", pontuou o diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbano do DMTT, Glauco Oliveira.

Melhorias em terminais

Além da obra a iniciar do terminal do Graciliano Ramos, o DMTT tem em andamento.

Outra reforma está sendo feita no terminal de ônibus do conjunto Rosane Collor, no Clima Bom. O espaço está recebendo uma nova plataforma para embarque e desembarque, além de outras melhorias.

Os dois primeiros terminais reformados pela Prefeitura de Maceió foram o do Eustáquio Gomes, que se tornou um equipamento integrado; e o terminal do Village Campestre. "As mudanças, sejam em estrutura ou em itinerários, têm como objetivo preparar o sistema para a chegada do BRT", pontuou André Costa.