Mobilidade Urbana
Mobilidade para pessoas autistas é assegurada em Maceió
Credencial de vagas para estacionamento e cartão Vamu Especial são benefícios garantidos pela Prefeitura de Maceió

O Dia Mundial da Conscientização do Transtorno Espectro Autista (TEA) é celebrado nesta quarta-feira (2) . A data reforça a importância da inclusão e do acesso a direitos fundamentais para pessoas autistas.
Em Maceió, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) oferece serviços que auxiliam na mobilidade de pessoas autistas e familiares, como a credencial de estacionamento para Pessoas com Deficiência e o cartão Vamu Especial, que garante gratuidade no transporte público na capital alagoana.
A credencial de estacionamento permite que veículos transportando pessoas autistas tenham prioridade em vagas exclusivas, facilitando deslocamentos para terapias, consultas e outras atividades cotidianas.
O cartão Vamu Especial assegura gratuidade no transporte coletivo para pessoas diagnosticadas com TEA, contribuindo para a acessibilidade e a inclusão social.
Em 2024, o DMTT emitiu 400 credenciais de estacionamento. A procura cresce ao longo dos anos. Para se ter uma idéia, em 2021, apenas 43 pessoas solicitaram a credencial. Em Maceió, foram emitidos em 2024, 1.512 cartões de transporte para pessoas autistas.
Para Priscila Calheiros, estudante de Direito e mãe do pequeno Otto, 3 anos, o atendimento da Gerência Técnica de Cadastros Especiais do DMTT é um diferencial. “Eles atendem conforme as necessidades. Eles visualizam e, na hora do atendimento, são bem humanos. A questão da logística é muito boa. Minha credencial de estacionamento saiu na hora. Levei o laudo e a documentação do meu bebê e, em questão de 10 minutos, já saí satisfeita”, afirmou.
Priscila reforça como a credencial facilita a rotina da família. “O Otto tem sensibilidade a toques, então evitar aglomerações e garantir um transporte mais confortável faz toda a diferença. No dia a dia, usamos a credencial para estacionar em locais mais próximos e minimizar o estresse dele”, explicou.
A solicitação dos serviços pode ser feita de forma presencial, mediante a apresentação de laudo médico, documento com foto e comprovante de residência do beneficiário. O objetivo é ampliar o acesso à mobilidade para pessoas autistas e familiares, garantindo mais qualidade de vida e inclusão.