Mobilidade Urbana
Concluídas as obras de mobilidade no binário do Calmon
Vias tiveram o pavimento requalificado e receberam sinalização horizontal e vertical
A obra de requalificação de pavimento e sinalização de trânsito do binário do Calmon, no bairro do Bebedouro, foi finalizada. As ruas Pedro Beltrão, João Leite Sobrinho e dr. Antônio Nunes Leite passaram por requalificação de pavimento e sinalização, totalizando 0,68km. Além dessas três, trechos da rua Cônego Costa e da Ladeira do Calmon receberam melhorias de sinalização para otimizar o fluxo de veículos.
Em um binário, vias paralelas e próximas são utilizadas como de mão única. No caso do Calmon, as ruas Dr. Antônio Nunes Leite e João Leite Sobrinho passaram a funcionar somente no sentido Fernandes Lima-Bebedouro. Na primeira delas, o tráfego é exclusivo para ônibus. Além de dar mais fluidez e segurança no trânsito, o sistema otimiza o transporte público. Todo o trabalho realizado no Binário do Calmon seguiu as diretrizes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).
A implementação de medidas para a melhoria da mobilidade urbana consta no Termo de Acordo Socioambiental assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
Pacote de mobilidade
As obras para a melhoria da mobilidade urbana são planejadas pelo Município e executadas por empresas especializadas contratadas pela Braskem. As intervenções são fiscalizadas pelo poder público e devem durar cerca de 3 anos e meio. O orçamento é de R$ 360 milhões – valor corrigido anualmente.
Os projetos preveem a construção, ampliação ou recuperação de 33,4 quilômetros de vias; implantação de quase 37 quilômetros de calçadas acessíveis e ciclovias; requalificação de passeios públicos e estacionamentos; nova iluminação e rede elétrica; drenagem de águas pluviais; e um sistema de semáforos inteligentes já em funcionamento.