Mobilidade Urbana
Geladão oferece mais conforto aos usuários de coletivos
Maceioenses contam com 89 ônibus com ar-condicionado em todas as regiões da cidade
Os usuários de transporte coletivo em Maceió contam com 89 ônibus refrigerados em todas as regiões da cidade. Com previsão de aumento da frota com a chegada, ainda neste semestre, de três novos veículos, a capital alagoana contará com um total de 92 geladões.
Os primeiros 12 veículos foram entregues em setembro de 2022, no mesmo ano em que a frota de coletivos da capital alagoana começou a ser renovada. "O compromisso de renovar a frota era uma missão e ela foi iniciada com a entrega dos primeiros veículos. Logo na sequência, veio a primeira frota de geladão e desde então estamos trabalhando para que as pessoas tenham cada vez mais, conforto em nossos veículos", pontuou o diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió, André Costa.
Um dos últimos locais a receber o geladão foi o litoral Norte, que teve os coletivos oferecidos à população em janeiro de 2024. "Foi uma ótima novidade aqui para os bairros de Ipioca e Pescaria. Pela manhã é muito quente e principalmente em ônibus. Saímos para o trabalho e ter o ônibus com ar-condicionado para pegar é muito bom. Hoje, na minha rotina, já me coloco para pegar o Geladão. Decorei os números dos veículos e sempre utilizo", revelou o assistente de TI, Rhaone Mesaque.
Além do ar-condicionado, o Geladão conta com entradas USB, que possibilitam que os usuários recarreguem equipamentos como tablets e celulares. "É mais confortável e ainda tem a possibilidade de colocar o celular para carregar. É uma melhoria e tanto", enfatizou Rhaone.
Os ônibus refrigerados ainda contam com elevador para a acessibilidade e mais vagas para cadeirantes. Os primeiros veículos já chegaram equipados com a tecnologia BlueTec 5 e os últimos que foram entregues já possuem tecnologia BlueTec 6, ambas responsáveis por reduzir a emissão de gases poluentes.
Os investimentos da Prefeitura de Maceió em um transporte público de qualidade para os usuários contribui com a melhoria da qualidade de vida da população ao possibilitar conforto e agilidade no tempo de deslocamento.
"O transporte público não é só o óbvio, uma forma de transportar as pessoas. O serviço vai além, e visa garantir acesso a todos os aspectos que a cidade moderna pode oferecer como lazer, educação, integração social e participação política. Maceió merece um transporte de qualidade e o Geladão é uma das formas que trouxemos para melhorar o serviço", concluiu André Costa.