Mobilidade Urbana

Estudantes terão direito à integração temporal a partir de segunda-feira

Por Assessoria 30/07/2024
Estudantes terão direito à integração temporal a partir de segunda-feira
Vamu mobilidade. (Foto: Foto: Divulgação.)

Os estudantes de Maceió passarão a contar com a integração temporal nos ônibus do Sistema Municipal de Transportes Urbano (SMTU) a partir da próxima segunda-feira (05). A medida tomada pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) chega para otimizar o traslado dos estudantes, proporcionando assim uma maior mobilidade pela cidade.

Com a medida, todos os alunos que possuem o cartão Vamu na modalidade Escolar passam a poder se deslocar pela cidade utilizando duas integrações por dia, sendo cada uma dentro do período de 1 hora e meia com o uso de apenas um crédito estudantil.

O diretor-presidente do DMTT, André Costa, explicou a implementação. “É algo que já tínhamos em mente há um tempo [integração para os estudantes] para melhorar o serviço para todos os estudantes e que junto à nossa diretoria de transportes conseguimos viabilizar e agora colocar em prática. Cada estudante já recebe mensalmente 44 créditos para seu deslocamento casa-instituição de ensino-casa. Agora eles terão a opção de utilizar mais de um veículo em seus trajetos, sendo descontado somente um crédito na ida e um na volta”, destaca o titular do órgão municipal.

Para exemplificar como irá funcionar, um estudante que mora no Pontal da Barra seguirá em uma linha alimentadora, onde utilizará seu crédito escolar, e ao chegar no terminal do Trapiche poderá embarcar em outro veículo para seguir à sua instituição de ensino sem ter creditado o uso de outro crédito. A medida vale também para o retorno desse estudante.

Um outro exemplo é que o aluno que mora em Cruz das Almas e quer chegar à Cidade Universitária tem além das linhas 900 e 604 a opção de seguir para o Centro e de lá pegar um segundo veículo para o seu destino final. “É um ganho para os estudantes e para nós, que trabalhamos para melhorar o serviço, uma satisfação”, explicou Glauco Oliveira, diretor do SMTU.

Além dos alunos de instituições de ensino de Maceió, estudantes da região metropolitana que moram na Capital também terão direito ao uso da integração temporal. “É uma decisão tomada para beneficiar todos, seja de escolas ou faculdades públicas ou particulares”, completou André Costa.

Durante esta semana, o sistema de bilhetagem eletrônica está passando por ajustes para o início da operação na próxima segunda-feira.