Maceió em Movimento
Aventura ambiental no Parque Municipal ajuda a conhecer melhor a natureza
Espaço fica localizado no bairro da Chã de Bebedouro e funciona de terça a domingo de 8h as 16h
Com uma paisagem digna de filmes de aventura, o Parque Municipal de Maceió há 46 anos é escolhido por familiares e amigos que desejam se aventurar, respirar ar puro e se conectar com a natureza. Localizado na Chã de Bebedouro e funcionando de terça a domingo de 8h as 16, o parque conta com uma área de 82,4 hectares de área, além de trilhas ecológicas.
Apesar de ser conhecida pelas praias, Maceió tem muito e ainda mais a oferecer, sendo o Parque Municipal uma das melhores opções, sobretudo para quem busca um lugar tranquilo para passar o dia. A entrada é gratuita e as trilhas são todas sinalizadas para garantir a segurança de quem anda pelo local. Atualmente o lugar está passando por reformas e algumas trilhas estão indisponíveis.
Segundo os responsáveis pelo Parque, o espaço recebe em média mais de 4 mil visitantes mensalmente. Como estamos em época de férias escolares, o parque está bem movimentado mesmo em uma singela terça-feira (07).
Os amigos Cauan e Pedro estão aproveitando o descanso da escola para conhecer melhor o parque. “Já viemos antes, mas é sempre especial. É bom tirar um tempo para dar uma desacelerada e desfrutar de um bom ambiente”, disse Cauan.
Além de conhecer a riqueza da mata, o parque proporciona algumas atrações bem divertidas e riquíssimas em conhecimento, como o lago das Niféias, também conhecido como Recanto dos Jacarés. No local há um mirante, onde os visitantes podem ver os jacarés “de boa na lagoa”. Hoje não tive tanta sorte, acabei vendo apenas um e ele não chegou muito perto, devia ser tímido.
O Parque Municipal conta com uma flora bem diversificada e várias espécies de árvores da Mata Atlântica. Além destes atrativos, o espaço possui uma fauna pra lá de especial. Entre os mamíferos, podemos encontrar o bicho-preguiça, o quati, a cotia e o sagui. No parque ainda podem ser encontrados uma grande variedade de répteis, dentre os quais estão: Jiboia, teju, iguana e o jacaré Thales (todos estes estão empalados e podem ser vistos no museu, logo na entrada).
Muitas pessoas também usam do espaço para realizar caminhadas. Aliás, é uma excelente opção de cárdio para quem busca um exercício em um ambiente diferente do habitual.
Com o retorno das aulas no próximo mês, escolas da capital podem organizar-se para uma visita guiada à reserva. Para realizar as visitas guiadas, representantes de escolas,universidades, ONGs e órgãos públicos devem entrar em contato e-mail [email protected] ou WhatsApp 98801-3651, com no mínimo cinco dias de antecedência, e solicitar o formulário para preenchimento dos dados e calendário com datas disponíveis.