Maceió em Movimento
ParCão: Parques para pets fazem sucesso na capital
Espaços são projetados para que os cães possam correr, pular e aproveitar o local com segurança
A requalificação de 17 praças da capital além de ressignificar o papel dos espaços públicos na vida da cidade e da população, trouxe consigo uma melhora na qualidade de vida dos pets de Maceió. Com a implementação da primeira unidade em 2022 na Praça do Skate, esses espaços de convivência para cães têm reunido cada vez mais pessoas em parques da capial alagoana.
Os chamados “ParCão” promovem momentos de convívio entre os cães e fazem com que os tutores também desfrutem do espaço. Moradora do bairro da da Ponta Verde, Sandra Carvalho, tutora do cão Bob, comentou sobre a importância do espaço na vida de seu amigo de quatro patas. “Adoramos o parque. É muito bom para o animal poder desestressar, brincar, correr e gastar energia. Principalmente se ele for criado em apartamento por conta da falta de espaço”, pontuou.
A pequena Stella mora nas proximidades e vem quase diariamente acompanhada de seu cachorro Cássio. A criança afirma que os animais, assim como as pessoas, também merecem espaços especiais para chamarem de seu. “Eu acho que o parcão é muito importante porque é um lugar onde ele pode gastar energia e fazer amigos, e eu também me divirto muito vendo ele se divertir. Fico tranquila porque sei que ele está em um lugar seguro, sem perigo de carro, e é bom para ele fazer exercício. Espero que tenha mais lugares assim para todos os cachorros", disse.
Stella conta que está aproveitando as férias para se divertir ao máximo com o amiguinho. “Ele é muito bonzinho e gosta de ficar no meu colo, mas sempre que outro cachorro se aproxima ele faz amizade”.
A questão da socialização entre os animais também foi pontuada por dona Zélia, tutora de Tete e Rosinha. A aposentada conta que as cachorrinhas e seus dois gatos são a alegria da sua vida e se sente muito feliz em vê-los se divertindo em um espaço exclusivo. No entanto, ela lamenta a falta de zelo de alguns frequentadores do parque. “Os animais aproveitam o passeio para fazer suas necessidades também, mas por vezes os donos não limpam a sujeira. É desagradável, mas vai da consciência de cada um", pontuou ela.
Esses locais têm se popularizado cada vez mais desde a entrega do primeiro ParCão na Praça do Skate. Articulado pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), o órgão atua para contribuir com a promoção da saúde e bem- estar dos pets da capital alagoana.
Os parques para cães desempenham um papel fundamental no bem-estar físico, mental e social dos animais de estimação. Dentre as principais razões para a importância desses lugares estão o estímulo de atividades físicas de forma livre, essenciais para manter a saúde cardiovascular, controlar o peso e evitar problemas relacionados ao sedentarismo. Os parques também oferecem um local seguro onde os animais podem socializar com outros cães e brincar sem o risco de serem atropelados.