Boa Tarde!, Quarta-Feira - 26 de Fevereiro de 2020

 

Viva a suprema alegria, 20 anos do Jaraguá Folia!

João Lemos / 12:16 - 11/02/2020

Em meio à polêmica de uma portaria, a 20ª edição da maior prévia carnavalesca de Alagoas se prepara para celebrar a idade adulta renovando o sucesso das edições anteriores.


80053582_2066328706802861_7522253263207399424_o

Vista parcial dos desfiles na Avenida da Paz em 2019. Créditos: Acervo pessoal.

Quando ele surgiu, surgiu tímido feito o nascer do sol sem imaginar que se tornaria um dia a maior prévia carnavalesca do Brasil, cresceu como o sol durante o dia entre as serpentinas bailadas por confetes, ritmadas com muito frevo e esplendor. Naquele primeiro ano se vivia a saudade dos antigos carnavais e a preocupação em reanimar o Jaraguá, os foliões mergulhados num contagiante saudosismo sem qualquer timidez davam inicio a uma história que esse ano completa 20 anos, ali no bucólico bairro renascia das cinzas um dos nossos mais belos carnavais.

De lá pra cá o Jaraguá Folia chegou à idade adulta, agregando valores e resistindo às adversidades, aos foliões ele mesmo se responsabilizou em oferecer alegria, paz e amor, sentimentos que foram cultivados na identidade alagoana gerando os frutos mais singelos de um Carnaval que todos esperam ansiosamente para viver novamente, ao menos naquela noite todos se sentem parte da história, da dança, da música e da irreverência de ser alagoano.

“O Jaraguá folia nasceu de uma demanda da associação dos bares e restaurantes de Jaraguá, que após aquele período em que vida noturna em Jaraguá era uma referência em Maceió, logo após a chamada revitalização física e arquitetônica do bairro, depois isso entrou em decadência, e um dos proprietários de bares, o Tanajiro do Casa da Sogra, ele também era presidente desta associação, ele me pediu socorro dizendo que precisava fazer alguma coisa pra não deixar morrer aquela efervescência, inclusive ele tinha sido um dos poucos que chegou a adquirir um imóvel, então nós propomos pra ele fazer um evento de carnaval, no primeiro ano chamamos de Ovo da Madrugada e não tínhamos recursos, ele se propôs a ajudar com alguma coisa e nós começamos a organizar blocos, animar os blocos existentes e fomos aos sindicatos animá-los a criar suas agremiações. Nós fizemos o primeiro ano sem recurso algum, fizemos o segundo já como Jaraguá folia e de lá pra cá tem sido um imenso sucesso. A sua finalizada era ajudar a desenvolver o bairro pra manter a atividade boemia noturna, essa atividade acabou mais o evento continuou e criou sua autonomia”. Recordou Ediberto Ticianelli.

Em comemoração aos 20 anos do projeto, festa ganha nova logomarca assinada pelo

Em comemoração aos 20 anos do projeto, festa ganha nova logomarca. Créditos: Acervo pessoal.

Com apenas alguns blocos o ponta pé foi dado em 2000 e a ideia do Jornalista Edberto Ticianelli alcançou o inimaginável, a charmosa Rua Sá e Albuquerque, palco das 17 primeiras edições não suportou a quantidade do público que nos últimos anos tem chegado próximo a 50.000 foliões obrigando a organização a transferir os desfiles para a Avenida da Paz. E como nos antigos carnavais a Avenida se tornou palco mais uma vez da folia. “O principal feito do Jaraguá folia foi funcionar como um berçário de blocos, incentivando essa cultura associativista pra eventos carnavalescos que havia se acabado, quando o Jaraguá Folia começou existia em Maceió 8 ou 10 blocos, hoje nós temos cadastrado 250 blocos, sendo que nem todos desfilam alguns vão e voltam e ficamos em média de 100 blocos por edição”. Destacou Edberto. “Nós realizávamos as edições como de costume na Sá e Albuquerque, devido ao grande número de participantes que vem agregando a festa nós vimos o risco bastante acentuado de que se caso vinhesse ocorrer um acidente ou qualquer outra ocorrência o espaço não permitiria uma vasão rápida do público e isso nos preocupou e nós fomos orientados a mudar o trajeto dos blocos, com esse crescimento de público nós passamos a usar uma área que é tradicionalmente e historicamente destinada aos grandes eventos cívicos e carnavalescos de Maceió, lembro que até os anos de 1970 o banho de mar a fantasia era realizado na Avenida da Paz”.

Uma Portaria Polêmica

As vésperas da 20ª edição uma polêmica portaria da prefeitura de Maceió mudou o trajeto do desfile novamente para a Rua Sá e Albuquerque gerando grande descontentamento por parte dos organizadores do Jaraguá Folia. “O carnaval de Rua em Maceió existe pela ausência desses poderes públicos porque quando nos anos de 1970-1980 não existia praticamente mais nada foi à iniciativa privada associativa como os meninos da Albânia, as pecinhas, o caveira e outras agremiações que retomaram a rua como espaço privilegiado para o carnaval e para esses eventos de massa. Agora está todo mundo querendo aparecer na foto, agora que é sucesso e esse pessoal não entende como acontece. Não respeita e nem ouve quem faz, a maior agressão que foi feita a liga carnavalesca de Maceió foi não ser ouvida, resolveram uma portaria sem pé nem cabeça adotando medidas que poderiam ser resolvidas se fosse ouvida a liga da melhor forma possível. Isso mostra que nós não somos importantes para o atual poder, isso é um reflexo desse autoritarismo que se instalou no Brasil”, desafabou.

Edberto Ticianelli, o idealizador do Jaraguá Folia. Créditos: Acervo pessoal.

Edberto Ticianelli, o idealizador do Jaraguá Folia. Créditos: Acervo pessoal.

Apesar da surpresa nada agradável a 20ª edição do Jaraguá Folia contará com uma extensão que inicia a partir das 20h na Praça Sinimbu e segue até a Praça Dois Leões conforme reza à repressiva portaria, o trânsito será interditado a partir da Ponte dos Fonseca com liberação da Avenida Cícero Toledo sentido Pajuçara. Sem perder a irreverência da festa o convite está feito e a maior prévia momesca do Brasil aguarda por cada folião apaixonado pelo Carnaval, tem bloco para todo gosto, o que não pode mesmo é ficar de fora.

Como diz a música de um extinto bloco, o Vou Botar Fora, “Viva a suprema folia, tristeza que vá embora e o que não for alegria, VAMOS BOTAR FORA!” Esse com certeza será o lema da 20ª edição que aguarda ansiosa pelas troças, blocos, agremiações, polos e acima de tudo pela paz, a alegria e o amor.

A 20ª edição do Jaraguá Folia acontece próxima Sexta-Feira a partir das 20h com concentração dos Blocos na Ponte dos Fonseca ao lado da Praça Sinimbu.


Comentar usando